Viagem literária é nesta terça na Biblioteca

Bate-papo será com Ana Lúcia Merege; entrada é gratuita.

A Biblioteca Municipal “Castro Alves” recebe na tarde desta terça-feira (1/10), mais uma edição da Viagem Literária. O encontro com a escritora Ana Lúcia Merege será às 15h, com o tema: “Literatura Fantástica: da Odisseia a Harry Potter”. O encontro é gratuito e aberto ao público.

A Viagem Fantástica convida toda a comunidade para conhecer outros mundos, onde a fantasia e a ficção não têm limites, onde o tempo é outro e as personagens de carne e osso enfrentam seres imaginários, com poderes e habilidades nunca sonhados por pessoas que vivem aqui e agora.

A Literatura Fantástica ocupa lugar de honra na literatura universal. Escritores de todos os tempos criaram mundos mágicos onde tudo pode acontecer, onde não há limite entre a realidade e a ficção, onde o comum e o extraordinário podem ser semelhantes, onde o possível e o impossível se realizam, onde presente, passado e futuro andam juntos.

De acordo com a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “a participação neste módulo do Viagem Literária é um privilégio porque reforça a importância de os leitores se aproximarem da biblioteca pública e conhecerem histórias da literatura fantástica”.

A Biblioteca Municipal “Castro Alves” está sediada no segundo piso do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura, localizado na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 (Jardim Alvorada). Para mais informações, o telefone para contato é o (17) 3405-9670, ramais 203 ou 204.

Sobre a escritora

Ana Lúcia Merege publicou o livro “Os contos de fadas: origens, história e permanência no mundo moderno (Claridade)” e vários artigos nas áreas de leitura, literatura e divulgação científica. Como autora de ficção publicou os romances juvenis “Pão e arte” (Editora Escrita Fina), “Anna e a trilha secreta”, “Orlando e o escudo da coragem” (Editora Draco) e “O Caçador” (Franco Editora); a série de fantasia composta por “A Fonte âmbar”, “A Ilha dos Ossos” e “O Castelo das águias” (Editora Draco), além de contos em sites e antologias. Foi ainda organizadora das coletâneas de contos “Excalibur”, “Medieval”, “Magos e Duendes” (Editora Draco). Acaba de receber o I Prêmio Odisseia da Literatura Fantástica, categoria narrativa longa juvenil, por “Orlando e o escudo da coragem”.

Merege é Mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ-ECO – 1999), Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO – 1992), e desde 1996 trabalha na Biblioteca Nacional, onde é atualmente curadora da Divisão de Manuscritos. Ministra palestras e cursos sobre contos de fadas, literatura fantástica e temas afins. Já atuou na Casa da Leitura da Biblioteca Nacional, Faculdade Estácio de Sá, Biblioteca Popular de Botafogo e o colégio Salesiano Santa Rosa, entre outros.

Sobre a Viagem Literária 

O programa “Viagem Literária” é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, e com execução da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Desde seu lançamento, em 2008, o programa manteve seu objetivo de promover encontros de escritores, contadores de histórias e outros importantes artistas brasileiros com frequentadores das bibliotecas públicas de municípios paulistas.

Atualmente, o “Viagem Literária” é um dos mais consolidados programas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sendo sempre muito bem recebido em todas as cidades.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página