Primeiro Simpósio sobre Suicídio será realizado nesta quinta-feira

Evento é iniciativa do CREAS, em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Assistência Social em relação ao “Setembro Amarelo”.

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove o 1º Simpósio sobre Suicídio. O evento é realizado nesta quinta-feira (26/9), sendo uma iniciativa do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em relação ao “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é dar visibilidade à temática do suicídio.

No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

O evento tem início às 8h, é aberto a toda população e acontece na sede da Secretaria de Assistência Social, que fica na avenida João Gonçalves Leite, nº 4705, no Jardim Alvorada. O telefone para mais informações é o (17) 3426-2600.

O evento contará com a presença do psicólogo Tiago Moreno que ministrará a palestra história do suicídio e os dados do município.

A equipe do Centro de Valorização da Vida fará a apresentação do programa, que recentemente foi implantado em Votuporanga. Para encerrar, a socióloga Danyele Santos Martins da Cunha falará sobre autoestima.

Haverá ainda mesa redonda com representantes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Saúde Mental, Educação e Assistência Social.

O Secretário de Assistência Social, Emerson Pereira, comenta que, apesar de o assunto ser delicado, é importante a sociedade conversar sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. “Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados nos mostram o contrário. Estamos na organização deste evento com as políticas públicas para fazermos um alerta geral”, disse.

O Prefeito João Dado aproveita a oportunidade para divulgar que o Município sempre se mobiliza em relação a esta causa. “A Secretaria Municipal da Saúde, por exemplo, promoveu ações garantindo mais visibilidade à causa, com as Unidades de Saúde conscientizando a população durante todo o mês. Estamos engajados em trabalhar este tema pois é de extrema importância”.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password