Mais brasileiros estão preocupados com a alimentação, aponta estudo

De cada dez brasileiros, oito estão preocupados em manter uma dieta saudável, segundo um relatório realizado pela Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O mesmo documento aponta que na busca por uma dieta mais equilibrada, a maioria dos brasileiros busca uma mudança de hábitos alimentares que inclua mais produtos frescos e com melhores valores nutricionais.

 

O motivo pelo busca de uma alimentação de base mais natural não é estético, mas sim de saúde e de qualidade vida. Para alcançar uma alimentação mais balanceada, os brasileiros estão dispostos a pagar mais caro pelos produtos, com 71% dos entrevistados afirmando que pagariam mais por uma dieta saudável.

 

Outra pesquisa,  realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, mostrou que a saúde do brasileiro não é das melhores: enquanto 18,9% sofre com a obesidade, 54% da população do país enfrenta o sobrepeso.

 

Mudanças alimentares e de estilo de vida, apesar de difíceis, são o único caminho para combater o sobrepeso e a obesidade. Para isso, recomenda-se o acompanhamento de um nutricionista que irá receitar alimentos e suplementos que servirão de apoio à dieta e poderão ser decisivos no sucesso da mesma.

 

A ajuda dos suplementos na luta contra o sobrepeso

 

Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, os suplementos alimentares já estão em, pelo menos, 54% das casas do país, de acordo com a Abiad, Associação Brasileira da Indústria de Suplementos para Fins Especiais e Congêneres. Os suplementos estão divididos em seis categorias: vitaminas e minerais, substâncias bioativas e probióticos, suplementos para atletas, alimentos com alegações de propriedades funcionais, novos alimentos, de acordo com um documento elaborado recentemente pela Anvisa.

 

Cabe ressaltar que os suplementos não substituem os alimentos. A comida é a principal fonte de energia e nutrientes mas pode ser insuficiente nesta oferta. Neste casos, o auxílio de suplementos alimentares é de grande ajuda para superar déficits nutricionais mas não como substituto da alimentação.

 

No caso de dietas focadas em perda de peso, os suplementos mais usados são o BCAA e a L-Carnitina. O BCAA é composto por três aminoácidos essenciais da proteína muscular, que o organismo não fabrica naturalmente, devendo ser obtidos por meio de dieta ou suplementação. Já a L-Carnitina é um aminoácido de primeira qualidade para queimar gordura e é especialmente recomendado em dietas vegetarianas ou veganas, já que a substância só é encontrada de maneira natural em carnes e lácteos.

 

De qualquer forma, caso a falta de um determinado nutriente por meio de exames de sangue e monitoramento médico seja diagnosticada e a suplementação seja necessária, é imprescindível um acompanhamento rigoroso para evitar o excesso de ingestão ou para que não correr o risco de uma absorção inadequada.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

6 + 5 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password