Justiça bloqueia R$ 75 mi de envolvidos com empresa investigada por prática de pirâmide financeira

Quatro pessoas foram presas na operação Ponzi, deflagrada pela Polícia Federal de Jales (SP) no dia 11 de novembro.

 

A Promotoria de Justiça de Santa Fé do Sul (SP) bloqueou R$ 75 milhões de pessoas físicas e jurídicas ligadas à empresa investigada por praticar esquema de pirâmide financeira, segundo o Ministério Público.

Quatro pessoas foram presas na operação Ponzi, deflagrada pela Polícia Federal de Jales (SP) no dia 11 de novembro. Os investigados são o empresário Eduardo Bercelli Mendes, Murilo Dantas Oliveira, diretor geral, além da diretora financeira e ex-sócia do grupo. A investigação apontou que Eduardo e Murilo tinham uma empresa que oferecia serviço de crédito e eles apontavam vantagens relacionadas ao investimento de economias, com a promessa de um retorno de 6% ao mês. A empresa, contudo, não tinha meios para repassar os valores aos investidores.

Segundo o delegado da Polícia Federal de Jales, Jackson Gonçalves, a investigação começou a partir de uma denúncia de que um empresário de Santa Fé do Sul captava dinheiro do mercado e pagava juros maiores do que os oferecidos pelos bancos sociais.

“Quanto mais ele pegava o dinheiro e pagava, mais as pessoas investiam e mais propagandas eram feitas nas mídias, a ponto dele ter pagado uma matéria na Revista Forbes, como se fosse um empresário de sucesso no Brasil, bem sucedido, que andava com carros luxuosos, lanchas e aviões, e que tinha imóveis”, explica.

“Tudo isso enchia os olhos dos investidores, que achavam, cada vez mais, que aquele era o caminho certo. Com essa forma de agir, ele conseguia cada vez mais investidores.”

O delegado explica que, depois da captação dos recursos dos investidores, os juros pagos não eram com a receita dele, mas com o dinheiro de outros investidores que entravam no ciclo financeiro.

“Esse tipo de atividade é denominado como pirâmide financeira. A hora que os investidores pararem de entrar na cadeia, ela vai ruir. Aí quem entrou e pagou, não vai receber. Por isso o crime de economia popular”, afirma.

“A quantidade de vítimas ainda não foi confirmada. Com a deflagração da operação e cumprimento das buscas, vamos analisar o material e documentação apreendidos. A partir da documentação, vamos poder chegar ao número de vítimas.”

Prisões e apreensões

A operação deflagrada em Santa Fé do Sul, Santa Clara d’Oeste, Votuporanga, Bebedouro, Araçatuba, Casa Branca, Americana, Santana de Parnaíba e São Paulo.

Só em Santa Fé do Sul, os suspeitos tinham diversos empreendimentos. Entre eles um hotel em construção e um restaurante de alto padrão às margens do Rio Paraná, informou a PF.

Durante a operação, foram apreendidos oito carros de luxo, quatro embarcações, uma aeronave e uma moto aquática em imóveis que pertenciam aos suspeitos.

Os presos vão ser indiciados pelos crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, estelionato, crime contra a economia popular e organização criminosa. Se condenados, as penas somadas podem chegar a 24 anos de reclusão.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password