Fliv: terça-feira terá bate-papo com escritor da Globo, Raphael Montes

Escritor que já contribuiu na construção de roteiros para cinema e TV da Rede Globo e GNT participará de bate-papo às 19h30, no Cinema Cultural.

O Festival Literário de Votuporanga – Fliv segue movimentando Votuporanga e região nesta terça-feira (22/10). O quarto dia da programação terá cerca de 60 atividades, incluindo artesanato, bate-papo com escritores, contação de histórias, espetáculo teatral, lançamento de livro, oficinas, sarau e show. Um dos eventos multiculturais mais importantes do País começou no sábado (19/10), com show de Paula Lima em “Soul Lee” e já atraiu centenas de pessoas para o Parque da Cultura Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez.

Nesta terça-feira, a partir das 19h30, leitores e admiradores do trabalho de Raphael Montes poderão conversar com o advogado e escritor, na sala de Cinema Cultural do CIT. Montes teve contos publicados em diversas antalogias de mistério, como na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Aos 20 anos, impressionou a crítica e o público com Suicidas (ed. Benvirá), um suspense policial finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Todos os seus livros tiveram os direitos de adaptação vendidos para o cinema e estão em produção. Rafael também foi colunista do jornal O Globo e apresentador do programa sobre literatura “Trilha de Letras”, na TV Brasil. Além disso, já escreveu e colaborou na construção de roteiros para cinema e TV, como para a novela “A regra do jogo” (Rede Globo), série policial “Espinosa” (GNT), série de terror “SUPERMAX” (Rede Globo) e “Praça Paris” – Longa-metragem dirigido por Lucia Murat (Roteirista).

Todos os dias, a recepção ao FLIV é feita pela Cia. Aliteatro, que torna a chegada ainda mais animada e especial. Em um ambiente imersivo e festivo, utilizando jogos, dinâmicas circenses e a musicalização, o público é levado a celebrar este grande encontro, que é o Fliv. As exposições “Retrospectiva Natal Longo”, de Natanael Longo, “Poesia de Ver”, de Ester Alkimin, e “Litterarum Amor”, de Allan Monteiro, continuam até domingo (27/10).

Contação de histórias

Crianças, adolescentes e idosos viajarão pelo mundo dos livros, com contações de histórias que acontecerão durante todo o dia. Três contos populares ganharão vida com o grupo Três Marias e Um João, que prometem envolver o público com a magia da literatura com “A festa no céu”, “O veado e a onça” e “A história mais longa do mundo”.

“São atividades para toda a família. Esta é a maior edição do Fliv de todos os tempos”, destaca a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Silvia Stipp. Neste ano, o Fliv homenageia duas escritoras, Maria Valéria Rezende e Paula Pimenta.

Cia. Cênica reviverá lembranças durante o Festival Literário de Votuporanga, com “Águas Nossas”. Será por meio de contação e de canções, que o público será levado a passar momentos inesquecíveis pelo quintal da memória. Já em “A história que a manhã ouviu do vento e contou ao tempo”, músicas de Caetano Veloso sobre as pessoas e os espaços ajudarão a refletir sobre a relação de amor que há entre o dia e a noite, claro e escuro, frio e calor, fora e dentro, sol e lua.

Idealizado por Dani Ribeiro, o projeto EntreContos propõe ao público uma viagem interativa para dentro de “Nós”. A atração é uma união de histórias que tratam do bem viver e a ressignificação de nossas próprias origens.

Espetáculo Teatral

Em “Uma fada às avessas”, as crianças serão levadas para um mundo encantado. Copo-de-leite é uma fada aprendiz, que para se tornar Fada Madrinha – e pagar as contas – precisará somar pontos no currículo com diversos trabalhos, onde entrará em algumas furadas. É encarando um bico como fada do dente que a desajeitada fadinha passará por poucas e boas, tudo para garantir o aluguel do mês. A apresentação será às 18h30, no Auditório Externo – 1º piso do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”.

Lançamento de livro

A história de Votuporanga é contada de uma maneira divertida e ilustrada no livro “A história de Votuporanga para crianças”, que será lançado nesta terça-feira (22/10), às 13h30, na sala de Cinema Cultural. A produção foi realizada pelo ProAC Município Votuporanga, financiado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

Oficinas

As oficinas do Fliv tradicionalmente contribuem para que o público aprenda novas atividades e desenvolva diversas habilidades. Neste ano, a programação conta com opções variadas, como xadrez, artesanato, musicalidade brincante e possibilidades sonoras, além de Amostra de Boardgames, Fireside de Hearthstone (Taverna das Lendas), aula livre de danças urbanas, ballet aéreo, yoga, slackline, dança de salão, capoeira kids e projeto “Rindo à Toa”. No “Mundo Encantado – Primeiríssima Infância” terá oficina de fantoches.

Com Marilene Pacheco, em “Brincando com as palavras”, a oficina busca estimular o hábito da leitura e da escrita através da poética apresentada de forma lúdica. O “Grupo Poder do Crochê” também estará no Festival.

Outros destaques desta edição do Festival estão sendo as oficinas de HQ e Maker. Às 9h, o cartunista Caco Galhardo abordará a produção de charges e cartuns. Às 14h, a oficina será de produção de tiras.

Nesta terça-feira (22/10), às 9h, a atividade Maker será de Internet das Coisas – conceito de programação básica, que propõe atividade de mão na massa focada na construção de protótipos da chamada Internet das Coisas. Já às 14h, Maker – Sabre de Luz de Star Wars – conceito de introdução elétrica, onde as crianças poderão aprender sobre o funcionamento de circuitos elétricos e também a construir um projeto maker no formato de um sabre de luz do filme Star Wars.

A Unifev também promoverá diversas ações. O curso de nutrição trabalhará questões relacionadas a alimentação e etiqueta à mesa. Já o curso de Medicina, “Atividade de pediatria: afogamento e ressuscitação para crianças”. Na área externa do Parque da Cultura, o público também participará da prática da atividade física para idosos, do projeto de extensão Fisioterapia Unifev/Unimed Preventiva e também da ginástica laboral.

Música

Todos os dias, apresentações musicais estão animando quem passa pelo Festival Literário de Votuporanga. O grupo “Os Sorrisos do Choro”, às 21h, por meio ProAC Município Votuporanga, estará no Auditório Externo do CIT. O grupo, fundado em 1984 pelo músico Amilar Riva, traz diversas experiências com bandolim, violão de sete cordas, cavaquinho e pandeiro. Já o “Som A3” encerra a programação do dia, às 22h, com o sarau no “Vasto Mundo – Galpão Principal”, com acústico (violão, voz e percussão) e repertório eclético como MPB, pop rock e samba.

A programação completa está disponível no site www.flivotuporanga.com.br

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password