Escolas municipais retomam aulas presenciais nesta segunda-feira na região

As escolas da rede municipal de ensino de Araçatuba (SP) retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (19).

O modelo adotado para o retorno foi o sistema híbrido, com rodízio de aulas presenciais e remotas, respeitando o limite de 35% da capacidade de alunos por sala durante as aulas presenciais.

Na cidade, os pais ou responsáveis puderam escolher se os estudantes voltariam às escolas ou permaneceriam apenas com aulas online. Dos pouco mais de 16 mil alunos da rede municipal, cerca de oito mil estão retornando presencialmente.

Segundo a secretária de Saúde Silvana Sousa, a decisão da prefeitura pela retomada presencial teve como objetivo dar apoio aos estudantes que estão enfrentando dificuldades no aprendizado em casa.

“Nós percebemos que os pais entenderam a proposta. Aquelas que conseguem continuar se desenvolvendo de maneira remota, fizeram essa opção; aquelas que por algum motivo, como a falta de acesso ou de tempo dos pais em apoiar a aprendizagem dos filhos, não estavam conseguindo se desenvolver estão retornando de forma escalonada.”

Ainda de acordo com a secretária, as escolas têm liberdade para determinar a escala de rodízio dos alunos seguindo o número de estudantes que aderiram ao retorno presencial, possibilitando o distanciamento e as normas sanitárias de combate à Covid-19.

Silvana também destacou o trabalho voltado à saúde emocional de alunos e profissionais.

“Temos psicólogos educacionais na rede que norteiam algumas ações de apoio emocional e a continuidade do ritmo de estudos, mesmo no tempo em que os alunos ficaram remotos. Como nós temos o conteúdo padronizado, isso acabou não afetando tanto”, explica.

Para que o retorno ocorra com segurança, segundo a secretária, é necessário que quaisquer sintomas relacionados à Covid-19, tanto de alunos quanto de profissionais, sejam comunicados à unidade escolar.

Pais e responsáveis que optaram pelo retorno dos filhos devem cumprir a opção ou manifestar interesse contrário.

“A qualquer tempo, eles podem fazer a mudança de opção. Mas é importante a escola saber quais alunos têm a intenção de retornar presencialmente, até para acompanhar a frequência desses alunos às aulas”, explica a secretária.

Olímpia

 

Em Olímpia (SP), escolas da rede municipal também retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (19), com mais de 5,5 mil estudantes.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password