Encontro inter-regional discute Alta Responsável 

Santa Casa promoveu evento, reunindo profissionais de Magda, Nhandeara e Valentim Gentil. 

Alta Responsável foi o assunto do encontro inter-regional promovido pela Santa Casa de Votuporanga. A reunião foi realizada no auditório do Espaço Unifev Saúde e envolveu os profissionais de Magda, Nhandeara e Valentim Gentil, municípios referenciados ao Hospital. 

O objetivo foi o estreitamento de vínculos entre familiares, pacientes e profissionais de saúde da Instituição. De acordo com a Portaria MS nº 3.390/Brasil, de 2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar, a Alta Responsável consiste no processo de planejamento e transferência de uma unidade de saúde (hospitalar ou ambulatorial) para outra, de modo a propiciar a continuidade do cuidado por meio de orientação de usuários e familiares. 

O enfermeiro obstetra Rodrigo Ribeiro deu as boas-vindas aos participantes. A fisioterapeuta Emília Rodrigues de Faria e Ferreira conduziu uma dinâmica elencando critérios de características familiares, onde foram levantadas propostas de melhorias no processo de compreensão dos cuidados/aceitação do quadro clínico/ alta hospitalar. 

A atividade visou criar fluxos na Instituição e na atenção básica, para promover acolhimento e um preparo melhor dos familiares na assistência com os pacientes. “Assim oferecemos um cuidado mais seguro em ambiente domiciliar”, disse Emília. 
 

A equipe orientou como esse trabalho é realizado após o assistido ter alta do Hospital. Um vídeo motivacional finalizou o encontro com a farmacêutica Franscielli da Silva Moreira Zanon. 

Para a gerente assistencial, Alessandra Zanovelli, o evento foi de extrema importância. “A roda de conversa com os gestores das unidades de atenção básica dos municípios adjacentes foi fundamental para que sejam melhor entendidas as facilidades, dificuldades e realidades por eles enfrentadas no que se refere à continuidade do processo alta responsável”, destacou. 

O projeto Alta Responsável foi implantado pelo Grupo de Trabalho de Humanização – GTH e conta com uma equipe de profissionais da Santa Casa. Participam da iniciativa: Ticiane Carla Luiz Camilo e Viviane da Cunha Silva Devoglio (assistentes sociais); Amanda David Castanheira (nutricionista); Franscielli da Silva Moreira Zanon (farmacêutica); Isabela Lucas Lima e Lucilene Luiz da Silva Andrade (psicólogas); Emilia Ferreira (fisioterapeuta); as médicas Talitha Tonini de Oliveira, Inara Julia Gato de Morais e Alana Alessi da Cunha; e os enfermeiros Rodrigo Ribeiro, Fabiana Cristina da Silva Souza, Tais Ribeiro Cruz e Isadora Salani de Queiroz. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password