BCAA: Qual é o melhor suplemento de 2019? 

Muitas vezes é difícil manter a massa muscular quando nosso objetivo é a perda de gordura. Você quer perder peso? Você quer manter o maior número de músculos possível? O suplemento de BCAA é um excelente aliado para as pessoas que buscam aumentar sua massa muscular. Estes incríveis macronutrientes permitem que você perca peso e mantenha os músculos ao mesmo tempo. 

Além disso, os aminoácidos ramificados possuem nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Seu método de absorção inovador faz dele um excelente aliado para atletas e pessoas que querem perder peso. Além disso, esses aminoácidos têm muitos benefícios, como explicamos neste artigo. 

Índice

O mais importante

  • Aminoácidos ramificados, também conhecidos como “aminoácidos essenciais” ou “BCAAs” são micronutrientes que o corpo é incapaz de produzir por conta própria.
  • Os aminoácidos essenciais são o aliado perfeito para pessoas que querem ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.
  • A suplementação de BCAA é especificamente importante para indivíduos com uma dieta baixa em proteínas. O organismo humano é incapaz de produzi-la, portanto só podemos obtê-la através de nossa dieta.

Ranking: Os melhores suplementos de aminoácidos essenciais – BCAA

Na hora de escolher um suplemento de BCAA, você encontrará muitas marcas comerciais e tipos diferentes. A seguir, vamos apresentar as melhores opções disponíveis no mercado para que você possa escolher o suplemento mais adequado para o seu perfil.

1º – BCAA 1000 Optimum Nutrition

A Optimum Nutrition é uma marca reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, e traz nesta embalagem Mega Size 400 cápsulas de BCAA puro. A cada duas cápsulas, 1 grama de BCAA na proporção 2 partes de leucina, 1 de valina e 1 de isoleucina. Importado e de alta qualidade, uma barreira pode ser o preço, embora seja o melhor suplemento no mercado e não é o mais caro deles.

Com nível de pureza elevadíssimo, misturas com outros suplementos, o BCAA é absorvido pelo organismo de forma mais rápida. Também não tem adição de carboidratos ou açúcares em geral.

2º – BCAA 2400 Max Titanium

Um dos produtos que vem ganhando cada vez mais espaço entre os melhores suplementos, principalmente pela relação custo-benefício. Esta embalagem com 450 cápsulas vale muito o investimento, mas o mesmo suplemento pode ser encontrado com 200 cápsulas, para quem quiser testar ou gastar um pouco menos.

A quantidade recomendada de BCAA 2400 para ingerir ao dia são 4 cápsulas, o que vai lhe fornecer ao todo 960 mg de L-Leucina, 700 mg de L-Valina e 700 mg e L-Isoleucina. O suplemento não tem glúten em sua composição, nem quantidades significativas de carboidratos, gorduras, fibra alimentar e sódio.

3º – BCAA Pro Series Atlhetica

Talvez uma das melhores relações custo-benefício disponíveis no mercado nacional esteja neste suplemento de BCAA da Athletica. A embalagem traz 120 cápsulas que devem ser consumidas em doses de 6 ao dia, sendo 3 cápsulas pré-treino e 3 cápsulas pós-treino ou conforme orientação de nutricionista ou médico.

O suplemento tem alta capacidade de absorção e a dose diária totaliza 2,4 g de BCAA na proporção 2:1:1 de L-Leucina (600 mg), L-Isoleucina (300 mg) e L-Valina (300 mg), além de 1,2 g de proteína. O produto não contém glúten, nem quantidades significativas sódio, fibra alimentar, carboidratos ou gorduras totais, saturadas e trans.

4º – BCAA Zero (200g) Integralmedica

Esta versão em pó do BCAA da Integralmedica tem em sua fórmula 4:1:1, ou seja, 4 partes de Leucina para cada 1 parte de Valina e 1 parte de Isoleucina. É indicada para recuperação de treinamentos e ganho de massa muscular e não possui carboidratos nem açúcar em sua composição.

A marca nacional vem recebendo destaque em seus suplementos, apresentando diferentes versões em cápsulas e em pó. O suplemento oferece uma taxa bastante elevada de aminoácido por porção.

5º – BCAA Complex 2200 Dymatize Nutrition

Este suplemento de BCAA da Dymatize não está entre os produtos com preços mais acessíveis, mas compensa na extrema qualidade e na reputação da empresa no setor. São 200 cápsulas na proporção 2:1:1 e a cada duas cápsulas, 1,093 grama de BCAA.

O produto vem acrescido de vitaminas B2, B6 e C, e o destaque fica para a ação time release, liberando aminoácidos no organismo de 2 a 6 horas após a ingestão e aumentando a eficiência de sua atuação.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os aminoácidos ramificados – BCAA

Antes de comprar um suplemento de BCAA é importante conhecer bem as suas necessidades específicas. Informação de qualidade é algo essencial na hora de fazer uma compra. Por esta razão, nesta seção, vamos trazer as perguntas mais frequentes relacionadas aos BCAAs.

Mulher com roupa de ginástica observa a praia

BCAAs são essenciais para pessoas que estão em um plano de perda de gordura. (Fonte: Shih-wei: 41558410 / 123rf.com)

O que são exatamente os aminoácidos ramificados ou BCAAs?

Aminoácidos ramificados ou BCAAs são uma fonte fundamental de aminoácidos essenciais. Eles são chamados assim porque nosso corpo é incapaz de produzi-los por si mesmo. Portanto, é extremamente importante que os BCAAs estejam presentes nos alimentos que ingerimos.

Em geral, os aminoácidos essenciais são ideais para pessoas que querem ganhar massa muscular ou perder gordura. O processo de perda de gordura ou ganho muscular é realizado através da oxidação de aminoácidos essenciais. Sabe-se que a oxidação de BCAAs aumenta quando se pratica exercícios físicos.

Os aminoácidos essenciais são:

  • Leucina
  • Isoleucina
  • Valina

Você sabia que os aminoácidos ramificados ou BCAA são chamados de “ramificados” graças à sua incrível estrutura química?

foco
Você sabia que os aminoácidos ramificados ou BCAA são chamados de “ramificados” graças à sua incrível  estrutura química?

Por que o BCAA é importante para os atletas?

A oxidação de aminoácidos ramificados garante o crescimento e manutenção da massa muscular. Além disso, os aminoácidos essenciais têm muitos benefícios:

  • Aumentam a resistência muscular
  • Fazem parte da estrutura do nosso esqueleto muscular
  • Fornecem energia para nossos músculos
  • Favorecem a síntese de proteínas
  • Aumentam a força
  • Favorecem a perda de gordura e peso

Colher de medida cheia de suplemento

Os aminoácidos essenciais com proteína Whey são suplementos ideais para atletas. (Fonte: Trojanowski: 89190145 / 123rf.com)

Os BCAAs são metabolizados nos músculos e não no fígado. Portanto, esse processo metabólico permite que nossa musculatura trabalhe em excelentes condições.

Durante este processo, se produz a substância química glutamina,  que é essencial para o tecido muscular não se desgastar.

É apropriado consumir BCAA se eu estiver em um plano de perda de gordura?

Os aminoácidos ramificados fornecem muitos benefícios para o nosso corpo, mas são especificamente vantajosos para pessoas que estão em um plano de perda de gordura. Indivíduos que querem perder gordura e manter o máximo de massa muscular possível devem considerar a suplementação de BCAA.

Os planos de perda de gordura podem ser prejudiciais aos nossos músculos. Ao entrar em um déficit calórico, nosso corpo começa a perder massa muscular. Portanto, aminoácidos de cadeia ramificada também são recomendados para atletas que praticam exercícios cardiovasculares intensos.

Dr. Layne Norton Doutor em Nutrição: “Apesar dos inúmeros benefícios dos suplementos de BCAA, há muito ceticismo no mercado. As pessoas deduzem que a suplementação não é necessária, uma vez que outros suplementos, como o Whey Protein, são ricos em aminoácidos essenciais. Infelizmente, esta informação está errada.

Os BCAAs presentes na proteína Whey precisam ser digeridos antes de sua absorção, ao contrário dos aminoácidos presentes nos suplementos de BCAA. Portanto, a síntese e degradação de proteínas é superior.”

Para que tipos de pessoas o BCAA é recomendado?

Os aminoácidos essenciais oferecem muitos benefícios e também são excelentes para a prevenção de muitas doenças crônicas. A seguir, identificamos quais são os grupos de pessoas que devem consumir suplementos de BCAA:

  • Pessoas que querem ganhar massa muscular;
  • Fisiculturistas em épocas de competição;
  • Pessoas que estão em um plano de perda de peso ou gordura;
  • Atletas que seguem um regime de intenso treinamento físico.

Os aminoácidos ramificados também reduzem a rigidez muscular que normalmente ocorre após o treinamento físico.

Você sabia que os aminoácidos ramificados são o suplemento que tem maior respaldo na comunidade científica?

Qual é a dose recomendada de BCAA?

Em geral, a dosagem dos aminoácidos essenciais é de 5 a 10 gramas. É extremamente importante ler a descrição do suplemento antes de consumi-lo. Um critério a se levar em conta é o tempo de consumo, como veremos a seguir:

Momento de ingestão Efeito
Antes do treino Treinamento mais intenso
Depois do treino Ajuda na regeneração muscular
Durante o dia Reduz a fome e ajuda o crescimento muscular
Ao acordar (em jejum) Interrompe a decomposição muscular que acontece durante as horas de sono

A norma, como mencionamos antes, é geralmente de 5 a 10 gramas. A dose depende do seu peso corporal e das suas necessidades específicas.

É perigoso exceder a dose recomendada de aminoácidos ramificados?

É difícil de acontecer uma overdose de aminoácidos essenciais. As células humanas possuem um sistema enzimático especializado para a degradação de aminoácidos ramificados. Portanto, os BCAAs em excesso são eliminados imediatamente. Isso ocorre porque uma alta concentração de aminoácidos ramificados pode ser tóxica para o nosso organismo.

Por este motivo, a eliminação do excesso de aminoácidos essenciais é primordial para o nosso corpo. Mas não exceda a dose recomendada e, caso tenha algum desconforto, consulte seu médico de confiança. Lembre-se: beber bastante água é fundamental ao consumir suplementos com aminoácidos.

Que tipos de BCAA existem e qual é o mais adequado?

Existe uma vasta gama de suplementos de BCAA. Basicamente, a concentração de aminoácidos é diferente, assim como sua absorção e forma de ingestão. Existem dois tipos de aminoácidos ramificados:

  • BCAA em pó;
  • BCAA em comprimidos.

Na tabela a seguir, apresentamos os diferentes tipos de BCAA, bem como suas principais características:

Critério BCAA comprimidos BCAA em pó
Dosagem 3 comprimidos antes ou depois do treino (varia de acordo com a marca) 5 g misturado com água ou suco antes ou depois do treino (varia de acordo com a marca)
Digestão Absorção um pouco mais lenta Excelente absorção
Forma de ingestão Podem ser difíceis de engolir Solúveis e fáceis de misturar
Preço Preço moderado O preço varia de acordo com a fórmula (o formato liofilizado tem um preço alto)
Pureza Podem conter cafeína Geralmente contém aromas

Em relação à composição nutricional, não há diferenças significativas entre os dois tipos de aminoácidos ramificados.

Critérios de Compra

Ao comprar um suplemento de aminoácidos ramificados, é essencial que você leve em consideração uma série de critérios de compra. Desta forma, você pode fazer a melhor escolha.

Ao comprar um suplemento de BCAA você deve avaliar os seguintes aspectos:

  • Sabor
  • Ingredientes
  • Alérgenos
  • País de procedência

Sabor

Existem suplementos de BCAA que têm sabores agradáveis ​​e de boa qualidade. Normalmente, os suplementos geralmente indicam que tipo de sabor eles têm. Os comprimidos geralmente não contêm aromatizantes, uma vez que sua ingestão é imediata.

Ingredientes

Escolha apenas produtos de alta qualidade. É sempre uma vantagem quando os suplementos contêm outras vitaminas ou cafeína, uma vez que obtemos mais benefícios do composto. As vitaminas B12 e B6 melhoram a absorção de BCAA.

Também é essencial que você avalie os percentuais de cada aminoácido essencial. A quantidade de leucina deve ser alta, pois é responsável pela síntese de proteínas. Graças a este processo, nosso corpo é capaz de aumentar a massa muscular.

Estudos mostram que a concentração perfeita de aminoácidos é: 2: 1: 1, sendo 2 partes de leucina, 1 parte de isoleucina e 1 parte de valina.

Infográfico mostra um frasco com pó e as letras BCAA

A proporção perfeita dos aminoácidos essenciais é (2: 1: 1), 2 partes de leucina, 1 parte de isoleucina e 1 parte de valina.

Alérgenos

A lista de ingredientes é importante para pessoas alérgicas. Além disso, é preferível que os suplementos contenham pouco açúcar e aditivos artificiais.

As pessoas alérgicas devem levar em consideração as seguintes características:

  • Sem glúten
  • Sem frutose
  • Sem lactose
  • Veganos

Em geral, os produtos veganos e livres de frutose são ideais para quem sofre de alergias. As pessoas veganas devem ter cuidado com suplementos em comprimidos, pois estes podem ser revestidos com gelatina. Se você é vegano, recomendamos que procure comprimidos revestidos com celulose.

País de procedência

A qualidade é geralmente proporcional ao país de origem do suplemento. Um suplemento de BCAA de alta qualidade vem de um país desenvolvido, já que os padrões de qualidade são mais altos.

Em geral, os produtos fabricados na União Europeia têm boa qualidade. Os produtos fabricados nos Estados Unidos não possuem controle rigoroso de qualidade, fato que se reflete nos ingredientes utilizados.

Recentemente, tem crescido muito o número de suplementos de BCAA de alta qualidade fabricados no Brasil. A indústria nacional tem se destacado e ganhando posição de destaque entre os melhores produtos, com um fator que pode ser determinante na escolha: o preço.

Resumo

Como você viu ao longo do artigo, os aminoácidos ramificados são os aliados perfeitos para pessoas que querem ganhar massa muscular ou perder gordura. A suplementação é benéfica, uma vez que o corpo humano é incapaz de criá-los por conta própria. Além disso, os aminoácidos essenciais oferecem múltiplos benefícios para o corpo.

Sua contribuição nutricional “juntamente com uma dieta equilibrada” é a combinação perfeita para atletas e pessoas que querem perder peso.

Se você gostou do nosso artigo, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais. A saúde e o bem-estar dos nossos leitores é a nossa satisfação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois × quatro =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password