Vinho: saiba a dose certa para ter saúde e equilíbrio na dieta

Com moderação, a bebida pode contribuir para a saúde, aumentando a qualidade de vida.

O consumo de vinho vem crescendo no Brasil, especialmente por ele ser o 5º maior produtor da bebida do Hemisfério Sul e 13º do mundo. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostrou que nos últimos três anos as vendas da bebida nacional aumentaram em 15,85%.

O vinho é uma bebida proveniente da fermentação alcoólica de uva madura e fresca ou suco de uva fresca. Ele é uma opção muito apreciada por pessoas que seguem a famosa dieta do mediterrâneo, e os estudos mostram possíveis efeitos benefícios do seu consumo moderado no dia a dia.

Estudos desenvolvidos no mundo inteiro demonstram que o vinho, tomado em quantidade moderada, contribui para a saúde, aumentando a qualidade de vida. As pesquisas esses efeitos a concentrações de componentes ativos da bebida proveniente da uva, relacionando-se seu papel na saúde cardiovascular. Por ser rico em antioxidantes, especialmente as versões secas sem adição de açúcares, pode contribuir para a longevidade também.

Mas, claro, tudo na dose correta! Como qualquer bebida alcoólica, o vinho também não pode ser ultrapassado nas quantidades de consumido. Recomenda-se 1 taça pequena de até 80 ml para obter os benefícios. Além disso, é um item muito presente em momentos de confraternizações ou indulgência e faz parte de um estilo de vida saudável.

Uma grande tendência, atualmente, é a escolha de vinho na versão orgânica. O orgânico tem conquistado admiradores, pois, além de ser mais saudável, é mais saborosa e possui uma qualidade nutricional superior ao convencional. Sua produção é baseada em atividades que não contenham o uso de compostos químicos para aumentar a qualidade e também prioriza o desenvolvimento sustentável.

Qual seu vinho preferido? Aproveite que o fim de semana está chegando e escolha o seu preferido!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password