sex, 04 de setembro de 2026

Vereador Carlim Despachante propõe mutirão para retirar fios soltos e organizar rede aérea em Votuporanga

O vereador Carlim Despachante (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal a Indicação nº 628/2026, propondo a Prefeitura a realização de um mutirão para fiscalização, organização e retirada de fios soltos, inutilizados e emaranhados nos postes e na rede aérea do município.

A proposta prevê uma ação conjunta entre a Prefeitura, a Neoenergia Elektro e empresas responsáveis pelos serviços de telefonia e internet. A intenção é reunir os diferentes responsáveis pela infraestrutura para identificar cabos que não estejam mais em uso, verificar instalações irregulares ou desorganizadas e promover a retirada dos materiais que permanecem abandonados nos postes.

Segundo a justificativa da indicação, a grande quantidade de cabos instalados de maneira desordenada ou deixados sem utilização tem causado preocupação entre os moradores. Além de comprometer o aspecto visual das ruas, a situação pode representar riscos à segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.

A proposta apresentada à Câmara busca justamente uma atuação coordenada para enfrentar o problema. Durante o mutirão, a expectativa é que as equipes possam identificar os responsáveis por cada instalação, retirar fios que não tenham mais finalidade e organizar os cabos que continuam em funcionamento.

A iniciativa também pretende evitar que, após a limpeza da rede, novos fios sejam abandonados ou instalados de maneira irregular. Para isso, a fiscalização conjunta entre o poder público e as empresas responsáveis pelos serviços é apontada como uma medida necessária para manter a organização da estrutura aérea da cidade.

Outro ponto destacado na indicação é o cumprimento da Lei Municipal nº 6.944/2023. A proposta apresentada pelo vereador reforça a necessidade de colocar em prática as regras municipais relacionadas à organização dos cabos e à manutenção da rede aérea.

Além da questão da segurança, a retirada dos fios sem utilização pode contribuir para melhorar o visual urbano de Votuporanga. Postes com excesso de cabos e fios pendurados são uma situação observada em diferentes pontos das cidades e podem dificultar a identificação e a manutenção da própria rede.

Com a Indicação nº 628/2026, o vereador solicita que o Poder Executivo avalie a realização do mutirão em parceria com a Neoenergia Elektro e as empresas de telefonia e internet. A proposta agora segue para análise do Executivo, que poderá avaliar a viabilidade da ação e as medidas necessárias para sua implementação.

A iniciativa coloca em discussão um problema que envolve não apenas a aparência das vias públicas, mas também segurança, fiscalização e responsabilidade pela infraestrutura utilizada pelos serviços de energia, telefonia e internet.

LEGENDA: O vereador Carlim Despachante pediu à Prefeitura que faça um mutirão de limpeza para retirar fios soltos nos postes de iluminação pública da cidade

Compartilhe!