Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga completa dois anos 

Mais de 4,7 mil doadores foram registrados no período, com mais de 3,8 mil bolsas de sangue coletadas. 

A Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga completa dois anos neste domingo (05/05). Desde o início de seu funcionamento, foram registrados 4.787 doadores e coletadas 3.828 bolsas de sangue. O processo de implantação da Unidade em Votuporanga foi uma das prioridades de governo do Prefeito João Dado, que logo no início de sua gestão iniciou os trabalhos de articulação. A Unidade foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga.   

Em seu primeiro ano, a Unidade registrou 1.732 doadores e 1.421 bolsas de sangue coletadas; no ano passado, 2.228 doadores e 1.758 bolsas; e, neste ano, até 29 de abril, a Unidade captou 649 bolsas de sangue de 827 doadores. 

As coletas ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h. Todo primeiro sábado do mês são realizadas doações com agendamento prévio, das 8h às 11h. Neste sábado (4/5), a Unidade de Coleta de Sangue funcionará, no entanto, todas as vagas já estão preenchidas. 

O espaço fica anexo ao Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes, 2652, esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. O funcionamento da Unidade é de segunda a sexta, das 7h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3426-7530, ramal 210. 

Campanha TV TEM 

Na última quinta-feira (02/05), a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga participou da campanha nacional de doação de sangue por meio da estreia da nova temporada da série ‘Sob Pressão’, da Rede Globo. A campanha foi uma iniciativa da emissora realizada em parceria com os Municípios que buscou incentivar a doação de sangue. 

Na ocasião, 41 doadores se mobilizaram pela causa na Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga. Foram coletadas 36 bolsas de sangue e efetuados cadastros de 2 possíveis doadores de medula óssea, número importante que certamente ajudará a salvar vidas. 

Quem pode ser doador? 

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade.  

Não pode doar 

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar.  

Recomendações 

Antes de doar é importante: 

Dormir bem, pelo menos 6 horas; 

Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; 

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; 

Não fumar duas horas antes. 

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 + seis =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password