Tite convoca 27 estreantes para a Seleção após a Copa da Rússia e prepara lista para Eliminatórias

Brasil tem cinco caras novas para amistosos contra Argentina e Coréia do Sul no Oriente Médio.

O técnico Tite já convocou 27 estreantes na seleção brasileira após a Copa do Mundo da Rússia, no ano passado. Desde então, foram oito convocações, a última delas para os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul – nesta sexta-feira e na próxima terça, respectivamente.

Para estes jogos, que acontecem na Arábia Saudita e em Abu Dhabi, o treinador escolheu cinco caras novas. A última delas foi Wesley, atacante do Aston Villa, que entrou no lugar de David Neres, cortado. Os demais novatos da lista são:

  • Daniel Fuzato, goleiro da Roma, de 22 anos
  • Emerson, lateral-direito do Betis, de 20 anos
  • Douglas Luiz, volante do Aston Villa, de 21 anos
  • Rodrygo, atacante do Real Madrid, de 18 anos

A presença de estreantes não é garantia de renovação. Tite já deixou claro que não vai encerrar a carreira de ninguém na Seleção – o que significa portas abertas para jogadores mais veteranos, como Daniel Alves e Filipe Luis, de 36 e 34 anos, respectivamente.

Alguns dos novatos convocados desde a Copa da Rússia se firmaram e chegaram até mesmo a figurar na equipe titular, como Allan, Richarlison e Everton Cebolinha. Outros, nem sequer entraram em campo, como Malcom, Samir e Marcinho.

Dentre os estreantes, são seis goleiros (é de se levar em conta que Tite convocou goleiros com idade sub-23 em boa parte das listas), três zagueiros, dois laterais-direitos, dois esquerdos, cinco meias e nove atacantes.

Confira abaixo a relação:

Novidades na Seleção desde a Copa do Mundo

JogadorConvocaçõesPartidas
Hugo Souza (GOL)10
Éder Militão (ZAG)76
Andreas Pereira (MEI)11
Lucas Paquetá (MEI)69
Everton (ATA)514
Pedro (ATA)10
Richarlison (ATA)817
Phelipe (GOL)10
Pablo (ZAG)22
Malcom (ATA)10
Gabriel Brazão (GOL)10
Allan (MEI)49
Alex Teles (LAE)11
Vinícius Júnior (ATA)21
David Neres (ATA)47
Ivan (GOL)10
Samir (ZAG)10
Bruno Henrique (ATA)12
Santos (GOL)20
Renan Lodi (LAE)22
Marcinho (LAD)10
M. Henrique (MEI)11
Daniel Fuzato (GOL)10
Emerson (LAD)10
Douglas Luiz (MEI)10
Rodrygo (ATA)10
Wesley (ATA)10

Nove destes 27 jogadores (um terço) voltaram a ser convocados por Tite, indicativo de que agradaram ao treinador e podem estar nas Eliminatórias, que começam em março de 2020.

Já a lista de atletas que disputaram a Copa do Mundo e não voltaram a ser lembrados pelo técnico é bem menor, contando apenas com o zagueiro Geromel e atacante Taison. O lateral-esquerdo Marcelo e o volante Paulinho chegaram a ser convocados para amistosos, mas também perderam espaço.

A comissão técnica da Seleção quis aproveitar os amistosos deste ano para dar oportunidades a jogadores. A tendência é que no ano que vem, com as Eliminatórias, a quantidade de caras novas diminua.

“O momento é de oportunidade para novos atletas, pois são amistosos. E dar rodagem a atletas que estão na Seleção há pouco tempo. Vou dar um exemplo do Juninho (Paulista, hoje coordenador da Seleção), que jogou a Copa de 2002 e tinha 48 jogos pela Seleção. O Richarlison é um exemplo, entrou, foi bem, aí cai um pouco e retoma. Precisa dar oportunidade aos atletas. E no momento da competição oficial, aí entra a performance do momento, solidez da carreira e histórico na Seleção”, disse Tite, em sua primeira convocação após a Copa América.

O Brasil enfrenta a Argentina nesta sexta-feira, às 14h (de Brasília) em Riade, na Arábia Saudita. O duelo contra a Coréia do Sul será na próxima terça, em Abu Dhabi, às 10h30.

FONTE: Informações | GloboEsporte.Com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password