qua, 12 de agosto de 2026

STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes a 14 anos de prisão

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou a 14 anos de prisão Aildo Francisco Lima, que fez uma live sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

O que aconteceu

Aildo foi condenado por cinco crimes:

  • abolição violenta do Estado democrático de Direito;
  • tentativa de golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • deterioração do Patrimônio tombado e
  • associação criminosa armada.

Acusado fez transmissão ao vivo da invasão ao STF. Ele sentou na cadeira de Moraes e disse: “Aê, pessoal, essa daqui é a cadeira do Xandão. Porra, agora eu sou um ministro da Corte. Vamos lá, c*.”

Defesa de Aildo questionou a autenticidade do vídeo, alegando que o arquivo não corresponde à versão original postada por ele. Contudo, em depoimento à Polícia Federal, Aildo negou ter postado o vídeo em suas redes sociais, mas reconheceu a autoria do material.

Em 27 de setembro de 2023, Aildo foi preso preventivamente pela PF em Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo. A prisão foi mantida por unanimidade pela Primeira Turma do STF em junho de 2024.

Em abril, Moraes concedeu prisão domiciliar a Aildo. O ministro determinou medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de usar redes sociais, de se comunicar com outros envolvidos no 8 de Janeiro, conceder entrevistas e receber visitas, exceto de advogados e familiares. Fonte: UOL

Compartilhe!

    Relacionados