“Santa Casa na Sua Casa” estará em Américo de Campos nesta terça-feira

Equipe de profissionais estará no município, a partir das 8h30, na unidade ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Chafic Hassem.

Na terça-feira (26/11), Américo de Campos receberá o projeto itinerante “Santa Casa na Sua Casa”. A iniciativa da Santa Casa de Votuporanga aproxima a Instituição ainda mais dos pacientes da região, conhecendo sua realidade, os atendimentos de atenção básica do município e somando experiências para uma assistência de mais qualidade.

A van chegará na cidade a partir das 8h30. Profissionais de seis áreas de atuação, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e Curativos, estarão à disposição da população. Do jeito que o Hospital mais gosta: proporcionando ações de promoção e prevenção à saúde.

Os profissionais fazem atendimento de curativos, estomia, orientações de Maternidade, Pediatria e Farmácia no interior da unidade ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Chafic Hassem. Do lado externo, serão oferecidos serviços de Fisioterapia, aferição de glicemia, Nutrição e Serviço Social.

A gerente assistencial da Instituição, Alessandra Zanovelli, explicou o objetivo das ações. “Estamos atuando juntamente com as equipes da Atenção Básica, a fim de aproximar estes pontos da rede e estimular a construção compartilhada de estratégias de promoção, prevenção e tratamento. Levamos o que há de melhor para as comunidades. Realizamos matriciamento, uma troca de informações com a rede integrada”, disse.

Um carro de som percorrerá as ruas da cidade neste final de semana, para convidar a todos para participar. “Estamos muito felizes de receber este projeto. Nossa população está aguardando os profissionais, que atenderam nossos cidadãos com tanta qualidade no Hospital. Tê-los em nossa cidade, compartilhando experiências, irá beneficiar ainda mais os pacientes, potencializando nossos serviços municipais”, afirmou Nilmara Cristina de Castro Machado de Oliveira, secretária de Saúde de Américo de Campos.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana enfatizou a importância do projeto. “Nasceu de um desejo da nossa diretoria, pensando em como nos aproximar ainda mais de nossos municípios atendidos. Américo de Campos é uma cidade parceira, com voluntários abnegados e que promovem campanhas em prol ao Hospital. Sem dúvida, “Santa Casa na Sua Casa” irá somar ainda mais com a saúde daquele povo tão solidário”, finalizou.

Confira as ações

Fisioterapia

Serão avaliadas atividades como autocuidados, transferências, locomoção, controle esfincteriano, comunicação e cognição social, que inclui memória, interação social e resolução de problemas. Os profissionais fisioterapeutas de cada município poderão acompanhar as avaliações com intuito de treinamento e desta forma, padronizar a forma de avaliação e triagem realizada no cotidiano das unidades básicas.

Nutrição

Serão feitas avaliações nutricionais antropométricas e de antecedentes e hábitos alimentares e, assim, promovendo orientação nutricional.

Farmácia

Orientações aos agentes de saúde, quanto ao uso de medicamentos, como horário, preparo interações, validade, conservação e descarte.

Enfermagem (Avaliação/Orientação/Glicemia)

Realizar aferição de pressão arterial (PA) e da Glicemia Capilar na demanda espontânea; classificar os níveis pressóricos em estágios de hipertensão arterial, segundo a 7° Diretriz Brasileira de Hipertensão; Identificar adesão do cliente ao tratamento medicamentoso e participação em grupos da atenção básica; além de promover orientação/encaminhamento.

Enfermagem

Orientar profissionais da atenção básica, quanto ao preparo das mamas no pré-natal, técnica correta da amamentação, consistência da mama, identificar lesões mamilares, procedimentos corretos quanto ingurgitamento mamário, fissuras, lesões, incentivo para doação de leite humano e orientações pertinentes. Propor discussões temáticas sobre PLANO DE PARTO e necessidade de preenchimento/utilização das Cadernetas da Gestante e da criança.

Enfermagem – Estomia

Promover o apoio da equipe de saúde para pacientes estomizados.

Grupo Curativos

Avaliar aspecto nutricional de pele de clientela livre demanda (atenção para insuficiência vascular e idosos), pés diabéticos, promovendo ações de orientação de prevenção, identificando neuropatia periférica e/ou insuficiência arterial por meio de exames específicos.

Serviço Social

Direcionar os caminhos nas redes de saúde, educar quanto às normas e rotinas do hospital, atenção à documentação necessária e promover escuta qualificada de demandas espontâneas.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password