Saev Ambiental divulga balanço do Cidade Limpa 

Neste terceiro ano consecutivo de projeto, 296 caminhões recolheram 592 toneladas de materiais descartados. 

A Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente, a Saev Ambiental, divulgou o balanço do projeto Cidade Limpa realizado pelo terceiro ano consecutivo em Votuporanga. O mutirão realizado de 20 a 31 de maio, das 7h às 17h, resultou na coleta de 592 toneladas de materiais descartados. 

Foram 296 caminhões de materiais levados para triagem no Ecotudo Oeste proporcionando o descarte correto para cada tipo de resíduo. Não foram coletados entulhos ou restos de construção civil, podas de árvores e jardins. 

Segundo o Superintendente Adjunto da Autarquia, Marcelo Zeitune, houve redução no número de recolhimento de materiais devido ao sucesso do projeto nos dois últimos anos. Em 2018, 343 caminhões recolheram 686 toneladas de materiais. Já em 2017, 388 caminhões recolheram 776 toneladas de materiais descartados. 

“Diminuímos a quantidade de caminhões e materiais coletados porque as casas tem menos materiais para serem descartados, porque estamos no terceiro ano consecutivo de projeto. Estamos deixando a cidade cada vez mais limpa”, afirmou. 

O Superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti, afirmou que “o projeto foi um sucesso novamente. Estamos conscientizando a população de que o descarte deve ser feito corretamente e de que a cidade deve estar limpa para melhorar a Saúde do Município. Dessa forma, evitamos a proliferação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, e de animais peçonhentos”. 

O projeto é uma parceria entre Prefeitura, Saev Ambiental, Coopervinte e TV Tem, emissora afiliada da Rede Globo. 

Ecotudo 

Durante todo o ano, a Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental disponibilizam três unidades do Ecotudo em funcionamento para coleta de resíduos domiciliares. O local recebe resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de árvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, resíduos eletrônicos, pneus, madeiras, entre outros. 

Os materiais levados pelos moradores aos Ecotudos são separados por uma triagem de recicláveis feitas com baias com sinalização específica para cada objeto, também outras estruturas criadas para facilitar a disposição de diversos materiais, como caçambas que facilitam o descarregamento dos resíduos pelo próprio usuário. 

Para entulhos, existe um limite de recebimento diário de um metro cúbico por pessoa, o que equivale a 1/3 de uma caçamba. Há também um limite para lâmpadas, de cinco unidades por pessoa. 

Vale lembrar que os Ecotudos não recebem lixo industrial, hospitalar, embalagens de agrotóxicos ou embalagens de produtos veterinários. Também não recebe materiais de empresas ou de fins comerciais, apenas os de origem residencial. 

O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 20h, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O Ecotudo Norte, está localizado na Avenida Sete, 2440, paralela à Avenida Jerônimo Figueira da Costa, no bairro Distrito Industrial I. O Ecotudo Sul, está localizado na Avenida Conde Francisco Matarazzo esquina com a Avenida Francisco Bueno Baeza, no bairro Jardim das Palmeiras I. Já o Ecotudo Oeste, está localizado no alto da vicinal Nelson Bolotário (Subida da Morte). 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página