Programa Criança Feliz fará visitas presenciais e remotas

Adequado à nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19, visitadores continuarão atendendo através de chamada de vídeo e, em casos específicos, presencialmente.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga comunica que os atendidos que recebem visitas domiciliares do Programa Criança Feliz continuarão a ser contemplados. Em Votuporanga, o programa coordenado pela Secretaria de Assistência Social tem 78 pessoas sendo atendidas no momento, incluindo gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único e crianças de 0 a 6 anos que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O titular da pasta, Thiago Augusto Francisco, disse que o programa se adequou à nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19 e, mesmo neste período, é de extrema importância que as famílias continuem a receber orientação. A equipe é formada por sete visitadores.  “A Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania detalhou os procedimentos que devem ser adotados para que o serviço de assistência às famílias continue com os cuidados necessários para evitar o contágio pelo vírus. É o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil. Não podemos parar”.

Medidas

Para continuar a receber informações, as pessoas atendidas terão o respaldo dos visitadores por meio de contatos telefônicos e por vídeos. Quem tiver acesso à internet será orientado por meio de chamada por vídeo através do WhatsApp. Em casos específicos, serão feitas visitas, mas com os devidos cuidados em época de pandemia.

“Recomendamos que o atendimento não seja interrompido, sendo realizado mesmo de modo remoto, porque é um serviço essencial. É importante manter esse contato com as famílias”, disse o Secretário Municipal de Assistência Social.

A portaria publicada na última semana determina o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas, utilização de espaços mais arejados para o atendimento à família, entre outras medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Programa

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. É desenvolvido por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password