Polícia conclui inquérito de incêndio que matou idoso em asilo e indicia enfermeiras por homicídio culposo

Inquérito foi concluído e indiciamento de enfermeiras foi baseado em resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que diz que em caso de restrição mecânica deve haver monitoramento do paciente.

A Polícia Civil concluiu nesta segunda-feira (16) o inquérito que investigava o incêndio que matou o idoso João Batista Pereira de Carvalho, de 63 anos, no asilo Lar São Vicente de Paula no dia 21 de agosto, em São José do Rio Preto/SP.

De acordo com a polícia, as duas enfermeiras que trabalhavam a noite foram indiciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O indiciamento se baseou na resolução n° 427/2012, do Conselho Federal de Enfermagem, que diz que em caso de restrição mecânica deve haver monitoramento do paciente para prevenir a ocorrência de eventos adversos ou para identificá-los precocemente, o que não ocorreu.

Agora, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público.

Incêndio

O incêndio começou em uma poltrona que fica num corredor externo do asilo na noite do dia 21 de agosto.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu controlar rapidamente as chamas, mas João Batista Pereira de Carvalho estava na área de fumante da hora do incêndio. O idoso estava amarrado em uma poltrona com restrição mecânica por ele ter caído dias antes do incêndio.ria vida.

Outros 47 idosos precisaram ser mudados de ala. As duas enfermeiras que trabalhavam na casa de repouso na hora do fogo foram levadas para uma unidade de pronto-atendimento depois de inalarem fumaça.

Laudo

Segundo o delegado responsável pelo caso, Renato Puppo, a hipótese de curto-circuito foi descartada das investigações. Após analisarem as câmeras de segurança do local, a polícia constatou no ano passado de que o fogo foi provocado pela própria vítima.

“Não tem sinal de curto circuito, que era uma das hipóteses. O fogo foi provocado por ação humana, e partiu da própria vítima”, conta o delegado.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password