Perigo silencioso: colesterol alto não costuma apresentar sintomas 

Exames periódicos são fundamentais para detectar os níveis no sistema sanguíneo e, assim, buscar o tratamento adequado para cada caso. 

Para estar com a saúde sempre em dia e não ser pego de surpresa, é importante realizar exames periodicamente. Assim, é possível verificar o nível do colesterol, substância presente na corrente sanguínea e que, em quantidades elevadas, pode representar sérios riscos à saúde. 

“O colesterol é formado por partículas de gordura que existem no nosso organismo e o colesterol ruim pode ser depositado nos vasos levando a algumas doenças cardiovasculares”, explica a endocrinologista Tatiana Valente. 

O colesterol alto pode ser silencioso e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Por isso, é importante estar alerta para os níveis da substância no organismo. “Esse colesterol vai se depositando nos vasos, então os sintomas não aparecem tão rápido e podem acontecer ao longo de vários anos. Por isso, é importante a realização de exames periódicos para detectar os níveis e fazer o tratamento adequado”, orienta a endocrinologista. 

O problema está associado a hábitos pouco saudáveis, como a má alimentação e o sedentarismo. Tatiana Verenos já foi diagnosticada com colesterol alto e mudou sua rotina. “Eu já levei alguns puxões de orelha e tive que mudar meus hábitos alimentares. É difícil, porque a gente acaba dando uma escapada e comendo o que não pode, mas é preciso cuidar”, diz. 

Alimentação no inverno 

Durante o frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos. “A necessidade calórica de cada pessoa não costuma ser tão alta quanto a quantidade de alimentos ingerida no inverno”, destaca a médica Elisabete Almeida. 

Para não comprometer a saúde, o ideal é evitar as dietas da moda, pois “podem causar sérios prejuízos à saúde”, explica a nutricionista Denise Evazian, do Instituto Central do Hospital das Clínicas. 

Somado a esses fatores, é no inverno que as pessoas costumam abandonar a prática de atividades físicas e as comidas calóricas são ainda mais tentadoras. “O consumo exagerado pode resultar em aumento de peso e, em casos extremos, diabetes descompensado e colesterol alto”, diz Elisabete. 

Confira dicas para uma boa alimentação durante o inverno: 

– Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade. 

– Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light. 

– Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura. 

– Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password