ORQUESTRA: CONCERTO ESPECIAL CHIQUINHA GONZAGA É NESTA SEXTA 

Apresentação será às 22h30, no Centro de Convenções; entrada é gratuita e aberta à toda à comunidade.

A Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga, através da Escola Municipal de Artes, preparou uma homenagem especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  A Orquestra Sinfônica “João Cornachione ‘Oscarito’” apresentará, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, o concerto musical intitulado Chiquinha Gonzaga “Um brinco de Concerto”.   

O evento é nesta sexta-feira (8), às 20h30, com entrada gratuita e aberta à toda comunidade. 

O concerto dá destaque às musicistas que integram a orquestra, com execução de peças solo, acompanhadas ora pelo próprio grupo, ora pelo piano. Além do tributo à uma mulher que é referência musical, como Chiquinha Gonzaga. O repertório contará com músicas como: “Atraente”, “Corta Jaca”, “Lua Branca”, “Morena”, “Tango Brasileiro”, “Ô Abre-Alas” e muito mais.  

De acordo com o Maestro Mazinho Sartori, “este é o terceiro ano consecutivo que abrimos a temporada da Orquestra com essa homenagem às mulheres. Isso tem consolidado nosso trabalho e criado uma tradição na cidade”.  

Chiquinha Gonzaga  

Chiquinha Gonzaga foi uma compositora considerada uma das maiores personalidades femininas da história da música popular brasileira. Sua obra reúne dezenas de partituras para peças teatrais e centenas de músicas nos mais variados gêneros: polca, tango brasileiro, valsa, habanera, schottisch, mazurca e modinha. Bastante avançada para o seu tempo, ela desafiou preconceitos raciais e de gênero. Escreveu a primeira marcha carnavalesca com letra “Ó Abre Alas”, em 1899 e também foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.  

Sua estreia como compositora se deu com a polca “Atraente”. Em janeiro de 1885, Chiquinha Gonzaga estreou no teatro com a opereta “A corte na roça”, representada no Teatro Príncipe Imperial. Em 1889, regeu, no Imperial Teatro São Pedro de Alcântara, um original concerto de violões, promovendo este instrumento ainda estigmatizado. 

Chiquinha Gonzaga teve seu trabalho reconhecido em vida, sendo festejada pelo público e pela crítica. Personalidade exuberante, ela foi dos compositores brasileiros a que trabalhou com maior intensidade a transição entre a música estrangeira e a nacional. Com isso, abriu o caminho e ajudou a definir os rumos da música propriamente brasileira, que se consolidaria nas primeiras décadas do século XX. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página