Operação faz fiscalizações contra queimadas em propriedades rurais da região de Rio Preto

‘Operação Huracan’ é realizada pela Polícia Ambiental e pelo Ministério Público em 120 mil hectares de 32 municípios da região entre maio e outubro deste ano.

A Polícia Ambiental e o Ministério Público vão fiscalizar propriedades rurais da região de São José do Rio Preto (SP) para apurar se medidas preventivas contra queimadas estão sendo adotadas devido ao período de estiagem.

A ‘Operação Huracan’, como foi denominada, percorrerá 120 mil hectares em 32 municípios da região entre maio e outubro deste ano. Segundo a Polícia Ambiental, o foco principal são as áreas de canavial.

A ação vai verificar se as propriedades possuem aceiro, se as usinas estão cumprindo as determinações firmadas com a Polícia Ambiental e vai monitorar as regiões próximas às rodovias.

“O aceiro evita a propagação do fogo, que ele se alastre e atinja outras áreas, como pastagens e áreas nativas. É justamente nesse pronto que chama a atenção em relação aos cuidados que os produtores e os proprietários rurais irão tomar nesse período”, explica o coronel da Polícia Ambiental Paulo Motooka.

De acordo com o coronel, a previsão para este ano é que o tempo seja mais seco em relação a 2020, o que contribui para aumentar os focos de incêndio.

“O ano passado foi um ano atípico em reação às queimadas, e já há uma previsão de que este ano está mais seco. Nós já verificamos represas com um nível um pouco mais baixo que o mesmo período do ano passado”, explica.

Em entrevista à TV TEM, Motooka destacou que o intuito da operação é orientar proprietários e produtores para que todas as medidas de prevenção contra as queimadas sejam adotadas.

“A ação conjunta da Polícia Ambiental e do Ministério Público é feita em todo o estado de São Paulo e tem o sentido de prevenir, educar e chamar a atenção dos produtores e proprietários rurais de que devem cuidar, sobretudo, em relação aos efeitos que as queimadas causam na saúde pública e na proteção da fauna e da flora.”

Queimada em Santa Adélia

E neste fim de semana, uma queimada foi registrada em um canavial em Santa Adélia. O fogo atingiu a plantação próxima ao bairro Cohab.

Uma cortina de fumaça espessa se formou e se espalhou pelo bairro. Moradores registraram o incêndio e enviaram à redação da TV TEM. O fogo foi controlado por funcionários de uma usina.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password