Nesta quarta-feira tem plantão de vacina COVID até às 20h no Assary

Cidade tem cerca de 8,8 mil pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose

 

Nesta quarta-feira (17/11), a Secretaria da Saúde fará mais um plantão de vacina contra a Covid-19, das 8h às 20h, no posto montado no Assary. Segundo último balanço da Secretaria gerado na tarde de sexta-feira, Votuporanga tem cerca de 8,8 mil pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina, destas, cerca de 5,7 mil da Pfizer, outros 1,9 mil da Astrazeneca e 1,1 mil da Coronavac.

Importante ressaltar que o intervalo entre as duas doses das vacinas Pfizer e Astrazeneca reduziu, recentemente, conforme anunciado pela Secretaria da Saúde. Desta forma, quem tomou a primeira dose da Astrazeneca há oito semanas (56 dias) já pode voltar para completar o esquema de imunização; e quem tomou a vacina da Pfizer há 21 dias também já pode concluir com a segunda dose, com exceção para os adolescentes, que devem continuar seguindo o prazo de oito semanas.

Dois postos de vacina
A partir desta terça-feira (16/11), as vacinas são oferecidas em Votuporanga em dois postos volantes: o Assary e a Capela Santo Expedito, no bairro Colinas, com horário de funcionamento das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Quem pode se vacinar?
Podem se vacinar com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente; com a segunda dose, todos que estão no prazo e, com a terceira dose, quem tem 60 anos ou mais e profissionais da saúde, ambos com a segunda dose aplicada há, pelo menos, seis meses; e pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.

Pessoas que irão viajar ao exterior poderão antecipar a segunda dose ou tomar a terceira dose desde que comprovem no ato da vacinação o agendamento da referida viagem, com apresentação da emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário.

Desta forma, quem tomou as duas doses da Coronavac e vai viajar para o exterior poderá receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose deve ser de 28 dias.

Para aqueles que irão viajar e que não concluíram o esquema com as duas doses, poderão tomar a segunda dose com prazo antecipado que varia de acordo com a marca do imunizante. Sendo assim, quem tomou Pfizer, pode receber a segunda dose com 21 dias em qualquer faixa etária, inclusive adolescentes. E quem tomou Astrazeneca pode antecipar a segunda dose com 28 dias, mesmo prazo mantido entre as duas doses da Coronavac.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password