Os processos seletivos do segundo semestre de 2026 contam com uma participação especial no estado de São Paulo. Ao todo, 117 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA decidiram buscar uma vaga no ensino público gratuito. Eles estão divididos entre os vestibulares das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), cujas provas ocorreram no último dia 21 de junho, e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), com exames agendados para o próximo domingo, dia 28.
A maior parte dos candidatos, somando 87 jovens, concorre a vagas de formação profissional de nível médio e técnico nas Etecs. Os demais 30 estudantes se inscreveram para disputar o vestibular de nível superior de tecnologia oferecido pelas Fatecs. Ambas as redes de ensino são mantidas pelo Governo do Estado e geridas pelo Centro Paula Souza, sendo amplamente reconhecidas pela qualidade e pela alta taxa de empregabilidade de seus alunos.
No universo das Etecs, a área de Administração desponta como a favorita absoluta entre os jovens da Fundação CASA, somando 22 inscrições nas opções presencial e à distância. Em seguida, os cursos voltados para tecnologia e segurança, como Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho, também atraíram bastante atenção. Já nas Fatecs, o cenário se repete: o curso de Gestão Empresarial lidera as intenções, registrando 17 candidatos, seguido por opções focadas em qualidade, tecnologia da informação e biocombustíveis.
De acordo com Cristina Lumiko Nakasone Watanabe, gerente de Educação Profissional da Fundação CASA, o interesse concentrado nos ramos de gestão e negócios revela que esses jovens enxergam no empreendedorismo uma forma de mudar de vida e abrir o próprio negócio no futuro. O presidente interino da instituição, Oswaldo Caetano Junior, reforça que o acesso ao ensino técnico e superior funciona como um divisor de águas, agregando competências valiosas ao currículo desses adolescentes e facilitando a inserção no mercado formal de trabalho.
A distribuição dos inscritos abrange todas as regiões do estado, incluindo a capital paulista, cidades da Região Metropolitana, além de municípios do interior e do litoral. Municípios como Guarulhos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Araçatuba contam com estudantes em privação ou semiliberdade realizando os testes. Vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, a Fundação CASA atende jovens de 12 a 21 anos incompletos, utilizando a educação e a qualificação profissional como ferramentas centrais para promover a humanização e preparar o retorno seguro desses adolescentes ao convívio social.












