Justiça da Rússia autoriza Putin a ficar no poder até 2036

Tribunal Constitucional do país julgou que as mudanças constitucionais que permitem que Vladimir Putin permaneça na presidência até 2036 são válidas.

A Corte Constitucional da Rússia decidiu, nesta segunda-feira (16), que são válidas e estão de acordo com a lei as propostas de mudança que permitem ao presidente Vladimir Putin permanecer no poder até 2036.

Na semana passada, Putin apoiou uma emenda constitucional que permite, na prática, que ele concorra a mais reeleições.

O Parlamento da Rússia havia aprovado na quarta-feira (11) mudanças na Constituição do país que permitem que Putin permaneça outros 12 anos no poder depois do fim do seu mandato atual, que acaba em 2024.

A Câmara de Deputados, conhecida como Duma, é controlada pelo governo russo. A maioria dos legisladores votou a favor de uma série de emendas constitucionais. Foram 383 votos a favor, 0 contra e 43 abstenções.

Com a medida aprovada pelo Tribunal Constitucional, o próximo passo é a uma votação nacional, agendado para o dia 22 de abril.

Os opositores do governo russo afirmaram que essa é uma manipulação, e convocaram protestos.

Putin, de 67 anos, é um ex-agente da KGB, o antigo serviço de inteligência soviético, e está no poder no país há mais de 20 anos.

Inicialmente, ele foi presidente durante dois mandatos consecutivos de quatro anos. Ao fim desse período, um aliado dele, Dmitry Medvedev, assumiu a presidência, enquanto o próprio Putin serviu como primeiro-ministro.

Durante o governo de Medvedev, o mandato passou a ser de seis anos. Putin foi eleito então em 2012 e, novamente, em 2018.

A reforma constitucional permitirá que Putin possa concorrer mais duas vezes depois de 2024.

A proposta para dar mais tempo ao atual presidente foi feita pela deputada Valentina Tereshkova. Ela foi a primeira mulher do mundo a viajar para o espaço.

Como era o mundo quando Putin chegou ao poder

Vladimir Putin virou primeiro-ministro do presidente Boris Yelstin em 10 de agosto de 1999. Todo o gabinete foi demitido para a nomeação.

Ele foi o quinto nome a ocupar o cargo em 17 meses. Em dezembro daquele ano, ele assumiu o cargo de presidente.

  • O presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso; depois dele vieram Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro;
  • Nos EUA, era Bill Clinton quem estava no poder; ele sofreu um impeachment na Câmara dos Deputados em dezembro de 1998, mas foi absolvido no Senado em janeiro de 1999; foi sucedido por George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump;
  • O dólar valia R$ 1,86 naquele dia;
  • Um litro de gasolina comum custava, em média, R$ 1,10;
  • A Confederação Brasileira de Futebol protocolou, naquele dia, os documentos para a candidatura do país para receber a Copa de 2006 –o que não aconteceu;
  • Nos EUA, a canção número um era Genie in a Bottle, da Christina Aguilera; no Brasil os hits foram de Caetano Veloso (Sozinho), Charlie Brown Jr (Tudo que ela Gosta de Escutar), Sandy e Junior (No Fundo do Coração) e Djavan (Eu te Devoro);
  • A China proibiu uma visita do Papa João Paulo II à Hong Kong no mesmo dia em que Putin chegou ao poder;
  • Augusto Pinochet, o ditador chileno, estava detido em prisão domiciliar em Londres. A Espanha havia pedido a extradição dele para julgá-lo por crimes contra direitos humanos no Chile; ele morreu em 2006.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password