Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fies são abertas nesta terça, 6 de outubro

Programa oferece financiamento de mensalidades no ensino superior em universidades privadas.

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (6) o período de inscrição para preencher 50 mil vagas remanescentes do Financiamento Estudantil (Fies).

Os interessados deverão se inscrever pelo site http://fies.mec.gov.br/ .

Confira aqui o edital completo.

As vagas remanescentes são aquelas que “sobraram” ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O edital de vagas remanescentes atende somente à primeira modalidade.

Confira o cronograma:

  • 6 a 13 de outubro: inscrições para candidatos não matriculados no curso pretendido
  • 6 a 13 de novembro: inscrições para candidatos matriculados no curso pretendido

Quem pode concorrer?

Poderá se inscrever o candidato que:

  • Tenha feito o Enem a partir da edição de 2010
  • Tenha obtido média das notas igual ou maior que 450 pontos
  • Não tenha zerado na redação
  • Tenha renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos

Ensino superior na pandemia

Entidades do ensino superior privado têm afirmado que a pandemia poderá impactar no aumento da evasão escolar, devido à falta de emprego e diminuição de renda dos alunos matriculados ou de suas famílias.

Outro fator que ameaça o setor é o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Previsto para novembro, as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021, com resultados divulgados em março.

A alteração no cronograma poderá atrasar o ingresso de 3,5 milhões de universitários no ensino superior privado, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

A estimativa se refere ao número de estudantes que se inscrevem no Enem de olho na nota de desempenho. Além de permitir a disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é usado nas instituições particulares como forma de vestibular, para concessão de bolsas de estudo, ou descontos progressivos nas mensalidades. Para concorrer às bolsas do Fies, também é preciso ter feito o exame a partir de 2010.

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password