Governo do Estado atende Ofício de Prefeitos da Região e anuncia mais oito leitos de UTI para atendimentos de Covid

Prefeito recebeu a notícia do Deputado Carlão Pignatari na manhã desta quinta-feira (4/6); confirmação oficial foi anunciada pelo Secretário de Estado, Marco Vinholi.

O Prefeito João Dado recebeu na manhã desta quinta-feira (4/6), a confirmação do Governo do Estado de São Paulo sobre a ampliação de mais 8 leitos de UTI para os hospitais de Votuporanga nos atendimentos de Covid-19. Destes leitos, 5 serão para a Santa Casa de Misericórdia e 3 para o Hospital Unimed, todos voltados ao atendimento regional pelo SUS.

Dado conversou com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo de São Paulo, Marco Vinholi, no início da manhã desta quinta-feira e, logo depois, recebeu a confirmação pelo Deputado Estadual e Líder do Governo de São Paulo na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari. O anúncio oficial foi feito pelo próprio Secretário Vinholi, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, às 12h30 desta quinta.

“Enviamos os ofícios na terça-feira para o Governo do Estado e, prontamente, atendendo ao nosso clamor, o Governador João Dória e sua equipe entenderam a necessidade urgente da qual amargamos neste momento mais crítico da epidemia. Com essa oferta, ampliaremos os leitos de UTI em 80% da capacidade atual de atendimento. Muitos desafios ainda serão superados e essa notícia nos traz um sopro de otimismo e esperança”, comemora o Prefeito João Dado.

Início do avanço no número de ocupação de leitos 

Na última semana, a estrutura de Saúde do Município iniciou um processo rápido de colapso. Em apenas quatro dias, a taxa de ocupação saiu de 40% para 90%.

Em Votuporanga, conforme o último boletim epidemiológico do dia 3 de junho, o novo vírus já levou a óbito 6 pessoas e 82 casos positivos foram registrados pela Secretaria Municipal da Saúde. Dos casos confirmados, dois deles, residentes de Votuporanga, estão internados em UTI.

Reunião com Prefeitos da Região

Na última terça-feira (2/6), a partir do registro da taxa de ocupação de 90% dos leitos SUS para pacientes com a Covid-19 na Santa Casa, o Prefeito João Dado havia se reunido com os 16 prefeitos da região para assinarem, juntos, ofícios que foram encaminhados ao Governador do Estado, João Doria, ao Secretário Marco Vinholi e, também, ao Secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann. Naquela ocasião, o Prefeito João Dado e os demais Chefes de Executivo solicitaram com urgência essa ampliação de leitos hospitalares, anunciada nesta quinta-feira, sem ônus aos Municípios, passando o número total de leitos de enfermaria para 23, e de leitos de UTI para 18.

O Prefeito João Dado convocou os demais prefeitos de municípios cujos pacientes são atendidos no Hospital para assumirem ações conjuntas e efetivas com objetivo de ampliar o isolamento social em seus municípios. Foi nesta ocasião que os prefeitos assinaram os ofícios endereçados ao Governo do Estado de São Paulo.

Participaram da reunião de emergência os prefeitos de Votuporanga, Valentim Gentil, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Magda, General Salgado, Macaubal, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Gastão Vidigal.

No encontro, ficou definido, em consenso, o mapeamento e monitoramento obrigatório de todos os idosos que compõem esses 17 Municípios. Além disso, o Prefeito de Votuporanga solicitou aos demais gestores da região que atuem de forma coordenada comandando, através de decretos municipais, a ampliação das normas de isolamento social. “A essas normas de distanciamento se somam o uso obrigatório de máscaras, sob o risco de multas para aqueles que insistem em não utilizá-las porque estão, na prática, prejudicando a saúde de todos, transmitindo eventualmente o vírus”.

Além dos recursos do Governo do Estado para aquisição de novos leitos, durante a reunião foi estabelecido por unanimidade, que se houver necessidade, os Municípios irão honrar com seus compromissos financeiros para contribuir com a ampliação da estrutura de atendimento para o Covid em Votuporanga, que é a sede da região de Saúde. “Nós esperamos contar com o apoio de todos aqueles que, compreendendo a gravidade do momento, saibam que temos de somar forças para proteger vidas”.

A Secretária da Saúde, Márcia Reina, destacou a necessidade do isolamento social neste momento. “A curva de taxa de ocupação dos nossos serviços é muito ascendente, o que comprometeu toda a estrutura que dispomos para a Covid. Sendo assim, devemos sair de casa apenas se necessário. E se for necessário, vamos usar máscaras e manter distanciamento entre as pessoas de no mínimo dois metros de distância para assegurar a redução da transmissão entre as pessoas”.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password