Fóssil de crocodilo pré-histórico é encontrado durante escavação em Jales

Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, ou simplesmente Prof. Cadu, fernandopolense formado em biologia, cirurgião-dentista, Mestre em Microbiologia, Doutor em Geologia Regional e atualmente Professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga.

Ao lado do Prof. Dr. Rodrigo Miloni Santucci, da Universidade de Brasília, que nesta semana chegou à região com alunos de mestrado e doutorado da UnB, estão escavando em área conhecida mundialmente pela grande quantidade de fósseis.

“O afloramento da região de Fernandópolis, Jales e Auriflama possui a maior concentração de ninhos de crocodilos fósseis do mundo. Já identificamos mais de 23 ninhos com cascas de ovos, ovos fossilizados e outros fósseis que ainda não podemos revelar, seguirá em segredo, pois revelaremos quando publicarmos nosso próximo artigo científico internacional”, disse Prof. Cadu na tarde desta sexta-feira (26), durante uma escavação em Jales.

E já são seis artigos científicos publicados em revistas internacionais, sendo que a publicação do sétimo artigo é esperado para o próximo mês.

A equipe de paleontólogos encontrou um crânio e mandíbula completos de um Baurusuchus pachecoi, espécie de crocodilo pré-histórico do período Cretáceo Superior, de 80 milhões de anos atrás.

“Usamos os fósseis encontrados em Fernandópolis, Jales e Auriflama para alunos de mestrado e doutorado estudar e realizar suas pesquisas, portanto esses fósseis da nossa região contribuem com informações valiosas para a paleontologia brasileira e mundial. É o registro mais antigo de um ser vivo de toda a região”, ressalta Prof. Cadu.

Foram encontrados, e estão sendo analisados, elementos ósseos e dentários, garras, ovos (cascas e até exemplares inteiros), esqueletos bem preservados, coprólitos (fezes fossilizadas), osteodermos (aquelas placas dérmicas que ficam nas costas dos crocodilos e jacarés), vértebras, costelas, dentre outros elementos fósseis.

“É importante destacar que fósseis devem ser objetos de pesquisa em centros acadêmicos e exposições em museus. Nunca devem ser guardados em casa e muito menos serem comercializados (prática proibida no Brasil e considerada crime). Por isso, quem encontrar fósseis deve comunicar os pesquisadores autorizados a trabalharem na área, a Agência Nacional de Mineração ou uma Universidade Pública ou Instituto Federal de Educação. Podem entrar em contato diretamente comigo, pelo meu email particular: [email protected]. É comum os fósseis serem encontrados em arenitos, popularmente conhecido como piçarra”, complementa Prof. Cadu.

Meu Foco News

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página