Fenômeno raro: ovelha dá à luz quíntuplos em fazenda do centro-oeste paulista

Segundo zootecnista, chances do fenômeno acontecer são menos de 1%.

Um caso curioso aconteceu no centro-oeste paulista, no município de Pederneiras: um parto raro de uma ovelha, que deu à luz cinco filhotes de uma só vez e chamou atenção.

Foi de uma hora para a outra que a família cresceu de forma surpreendente. É que o fenômeno não é comum entre estes animais.

A fazenda do médico Laerte Fernandes Fassoni, de 242 hectares, foi arrendada e no local foi feita uma plantação de soja. No restante, plantou-se madeira e surgiu uma criação de ovelhas.

Os quíntuplos nasceram em janeiro. Apesar da raridade, todos os filhotes sobreviveram e estão bem. No entanto, três deles precisaram ser separados da mãe e agora recebem leite na mamadeira.

Um caso curioso aconteceu no centro-oeste paulista, no município de Pederneiras: um parto raro de uma ovelha que deu à luz cinco filhotes de uma só vez chamou a atenção.

Mar, como a ovelha é chamada, já esteve envolvida em outra história que chamou a atenção na região. Há seis meses, uma onça entrou na propriedade e atacou alguns animais. Entre eles, dois filhotes que ela havia parido na época.

As gestações das ovelhas são, geralmente, múltiplas. Mas o normal é parir, em média, dois filhotes. Segundo o zootecnista Cledson Garcia, o caso de Mar, que pariu cinco filhotes, é considerado raríssimo, tendo menos de 1% de chance de acontecer.

A situação inédita exige cuidados por dois motivos: a amamentação dos filhotes e a atenção ao metabolismo da ovelha, que, durante o parto e a amamentação, sofre alterações por precisar trabalhar acima da média para dar conta de cuidar das ovelhinhas. O segredo é melhorar a alimentação da mãe.

A história chamou a atenção até das crianças que moram perto da fazenda. Com certeza, o fenômeno raro ficará marcado na história da fazenda de Laerte.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password