Docente da Unifev tem pesquisa publicada em periódico internacional na área da medicina cardiovascular

Elizabeth do Espírito Santo Cestário destaca que o estudo surgiu da necessidade de desenvolver alternativas eficazes para pacientes com angina crônica 

A médica, pesquisadora e docente do curso de Medicina da Unifev, Prof. Dra. Elizabeth do Espírito Santo Cestário teve sua pesquisa recentemente publicada na prestigiada revista internacional na área da medicina cardiovascular “European Heart Journal”, em 2023. O estudo, intitulado “Effectiveness and tolerability of trimetazidine 80mg once daily in patients with chronic coronary syndrome: the V-GOOD observational study,” foi desenvolvido em colaboração com o Instituto do Coração (InCor/SP) do Hospital das Clínicas InCor-SP e coordenado pelo Prof. Dr. Luis Wolff Gowdak.

O objetivo da pesquisa é melhorar a qualidade de vida de pacientes com angina crônica. O estudo foi realizado em 70 centros de pesquisas no Brasil e contou com a participação de 1029 pacientes, que foram acompanhados durante três meses; seus resultados foram apresentados no Congresso Europeu de Cardiologia em 2023.

“Conciliar a pesquisa com a vida familiar e as responsabilidades como professora e médica atuante é desafiador. Para mim é importante alcançar objetivos que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Um momento emocionante foi quando um dos pacientes expressou sua gratidão presenteando a equipe com um vaso de orquídeas, simbolizando a ausência de dor após o tratamento”, ressalta a doutora.

A pesquisadora revela que o grupo já está envolvido em um novo estudo, agora focado em pacientes com diagnóstico recente de angina.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página