Dia D de vacinação contra o Sarampo será neste sábado

A intensificação será em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h, e seguirá até o dia 13 de março em Votuporanga.

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado (15/2) o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, das 8h às 17h. A intensificação será em todas as Unidades de Saúde e será voltado exclusivamente para crianças de cinco anos a adultos de até 19 anos, que não possuem a vacina em dia.

A aplicação da vacina se dá por meio da tríplice viral, que além do sarampo, protege as pessoas da rubéola e caxumba.

Além do Dia D de vacinação, a Secretaria da Saúde segue com a Campanha Vacinação Contra o Sarampo, nas Unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, até o dia 13 de março. Importante ressaltar que algumas delas possuem horário estendido ou do trabalhador, ampliando o atendimento de pacientes.

“Serão vacinadas todas essas pessoas incluídas no público-alvo que não foram vacinadas contra a tríplice viral, e quem não está com a vacinação em dia. É importante que essas pessoas ou responsáveis levem a sua caderneta de vacinação para ser avaliada pelo profissional de saúde da Unidade”, esclarece Danieli Fortilli, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria da Saúde.

A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password