sáb, 17 de maio de 2025

Dengário passa atender, também, pacientes com sintomas gripais

Devido ao grande fluxo de atendimento de pessoas com sintomas gripais, Secretaria organizou estrutura especial para reduzir tempo de espera na UPA e no Pronto Atendimento do Pozzobon.
 
A partir de agora, o Dengário também funcionará para atendimento de pessoas com sintomas gripais em Votuporanga. Devido às mudanças de temperatura e condições climáticas típicas desta época do ano, os casos de gripe já estão aumentando e, consequentemente, a busca por este tipo de atendimento reflete em maior tempo de espera no Pronto Atendimento do Pozzobon e UPA. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu ampliar os atendimentos do Ambulatório de Dengue para estes sintomas gripais, com funcionamento diário, das 7h à meia-noite.
 
O Ambulatório, cedido pela Unifev com a gestão da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, e Santa Casa, está localizado na Rua Paraná, nº 3.577 (Vila Paes), anexo ao Campus Centro da Unifev. O espaço conta com equipes de profissionais de saúde focados no atendimento direcionado à essas doenças com diagnóstico através de exames, orientações e cuidados especiais.
 
Ivonete Félix do Nascimento, secretária da Saúde, aproveita o momento para fazer um alerta à população sobre a baixa procura por vacina contra a gripe nas unidades de saúde. “Estamos em um período propício para o aumento de casos de sintomas de gripe, por isso, é importante se imunizar. Infelizmente, a baixa procura pela vacina é preocupante. Por isso, faço um apelo à população que faz parte dos grupos prioritários para que procure, imediatamente, uma unidade de saúde e se protejam, evitando contaminar outras pessoas.”
 
Ivonete aproveita para orientar a população sobre adotar o bom senso. “Quem está com sintomas gripais, evite aglomerações, lugares fechados, festas, se possível use máscara. Crianças com gripe é recomendável que não vão para escola, enfim, precisamos manter os cuidados básicos.”
 
A vacinação contra a gripe segue focada no público-alvo prioritário, conforme orientação do Ministério da Saúde. Estão incluídos: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, motoristas e caminhoneiros, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, quilombolas, população fluvial, ribeirinhas e profissionais dos Correios.

Compartilhe!

Relacionados