Secretaria da Saúde realiza Arrastão de Limpeza contra a Dengue 

Ação teve início em 31 de agosto e segue até o dia 14 de setembro, seguindo todas as normas de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, iniciou o Arrastão de Limpeza contra a Dengue no Município, no dia 31 de agosto. A ação segue até o dia 14 de setembro e tem o propósito de intensificar o combate contra o Aedes aegypt. Neste período que antecede a chegada das chuvas, as equipes trabalham com o intuito de recolher materiais inservíveis e diminuir a presença de objetos que armazenam água, para eliminar o surgimento de novos criadouros e os já existentes.

As equipes são formadas por agentes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses e também pelos Agentes Comunitários de Saúde, todos equipados corretamente seguindo as normas de saúde com relação à prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Nebulização

A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga também segue com a nebulização contra o Aedes aegypt utilizando o inseticida denominado Cielo. A nebulização é realizada desde o início do ano, através da aplicação do inseticida por meio de bomba costal.

Nas atividades de nebulização, recomenda-se que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, guardem alimentos e cubram utensílios domésticos. O ideal é que moradores e animais de estimação saiam das residências durante a aplicação do inseticida.

Ações de Combate

Durante todo o ano, as equipes do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) recolhem criadouros e orientam munícipes prevenindo novas infecções. No entanto, para combater a proliferação de criadouros do mosquito e o aumento no número de casos da Dengue, a pasta adverte sobre o papel fundamental da população na manutenção dessas ações de combate.

As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Portanto, o Setor orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password