Como manter a alimentação em equilíbrio na quarentena

Além da preocupação com a prevenção contra o coronavírus, é preciso tomar cuidado com os excessos calóricos.

Uma das preocupações de estar em período de quarentena é em relação ao consumo alimentar e ao ganho de peso nos dias em casa. Muitas pessoas descontam suas angústias, aflições e ansiedade na comida e, na maioria das vezes, escolhem alimentos com alto valor calórico e nutricionalmente desequilibrados.

Qual o impacto que esta mudança alimentar nesses dias pode trazer futuramente à saúde? Além da preocupação com a prevenção do contágio do Coronavírus e adoção de medidas para evitar a infecção, é preciso tomar cuidado com os excessos calóricos que podem propiciar alterações metabólicas e aumentar fatores de risco para doenças crônicas.

Esse é o momento de ter calma! De manter uma alimentação leve e rica em vegetais, legumes e verduras. De planejar as refeições, como se tivesse na sua rotina normal. De buscar outras formas de se distrair para diminuir a tensão, sem ser comendo. Que tal começar com uma agenda de atividades do dia, desde a hora de acordar?

Quando você planeja a sua rotina, você consegue regular o horário das suas refeições. E isso inclui a ida ao mercado, que também deve ser planejada com uma lista de comprar para evitar, não só aglomeração com outras pessoas, mas também a escolha de produtos além da sua necessidade.

Além disso, exercitar-se também faz parte de todo esse cuidado. Aproveite para seguir dicas de treinos em casa com profissionais habilitados e tenha cuidado com os exageros para evitar lesões!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

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