dom, 23 de março de 2025

Cidade do interior registra incidência de casos de dengue 40 vezes maior que o limite do índice de emergência

Situada no noroeste do estado, região mais afetada pela doença, Aspásia (SP) tem 12,1% da população contaminada. Coeficiente de incidência é de 12,1 mil casos a cada 100 mil moradores.

Com 12,1 mil casos de dengue a cada 100 mil moradores, Aspásia, na região de São José do Rio Preto (SP), é a cidade com maior índice da doença no estado de São Paulo: o número representa uma incidência 40 vezes maior que o limite do índice de emergência.

⚠️ O coeficiente de incidência é um cálculo feito por autoridades de saúde que estima o risco de ocorrência de casos de dengue, em períodos endêmicos e epidêmicos, em uma determinada população em intervalo de tempo determinado, segundo o Ministério da Saúde.

Esse cálculo é feito dividindo o número de casos novos confirmados de dengue em moradores pela população total do município, multiplicando esse resultado por 100 mil na sequência. Se a taxa ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes, é decretada emergência.

Aspásia possui 1.842 moradoresconforme o último Censo de 2022. Somente neste ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizados 223 casos da doença na cidade, o que representa 12,1% da população contaminada.

Em quarto lugar, aparece Santa Salete (SP), também na região de Rio Preto, com 8,4 mil casos por 100 mil habitantes. Os municípios não registraram mortes por dengue neste ano. Os dados foram obtidos pelo painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

A porção noroeste do estado é a mais afetada, especialmente as regiões de Araçatuba, onde até borracharias estão sendo fiscalizadas pelos agentes sanitários, e São José do Rio Preto, a única cidade do país que conta com reforço federal no combate à dengue.

Panorama na região

No noroeste de São Paulo, são 39 municípios em estado de emergência, com 37.647 casos. No total, são 53 mortes pela doença na região. Em relação ao estado, as cinco cidades com mais casos são da região (veja a lista abaixo).

O noroeste de SP registrou mais oito mortes, sendo duas em Catanduva (SP), uma em Fernandópolis (SP), uma em Guaraçaí (SP), uma em Bady Bassitt (SP), uma em Macedônia (SP), uma em Olímpia (SP) e uma em Valentim Gentil (SP).

  • Municípios com mais casos em SP
  1. São José do Rio Preto – 17.518 casos
  2. Araçatuba – 7.610 casos
  3. Mogi-Guaçu – 6.702 casos
  4. São Paulo – 6.004 casos
  5. Fernandópolis – 4.291 casos

Compartilhe!