Aplicativo usa QR Code para mudar a experiência de ir ao Museu Municipal

Por meio do projeto ProAC Município Votuporanga, foi desenvolvido o aplicativo gratuito “Museu Digital”, já disponível na loja Google Play.

O museu é um local onde podemos encontrar diversas obras e objetos históricos, que nos fazem conhecer um pedacinho do passado e compreender melhor a nossa realidade. E que tal ir ao museu e tornar o passeio uma divertida descoberta, utilizando a tecnologia? Por meio do projeto ProAC Município Votuporanga, foi desenvolvido o aplicativo gratuito “Museu Digital”, já disponível na loja Google Play.

Segundo o desenvolvedor do aplicativo, Leandro Ferreira de Oliveira, a novidade lê um QR Code e apresenta informações sobre parte do acervo do museu. No aplicativo, é possível ler uma história em quadrinhos sobre o Município, ver fotos antigas e conhecer um pouco da história de Votuporanga. Além de informações em texto, o aplicativo faz a locução do acervo, sendo uma ferramenta de inclusão para as pessoas com necessidades especiais. Desta maneira a visita ao museu torna-se um grande aprendizado com os itens do acervo.

Leandro Ferreira de Oliveira é professor, especialista em mídias digitais e mestre em educação. Desenvolve games, sites, aplicativos, histórias em quadrinhos, desenhos animados, vídeos e diversos materiais educacionais. Foi criador do programa “Clube do Saevinho” e da animação “+ Educação”. Desenvolveu o game “Votucity- Nós fazemos Votuporanga”, game educativo sobre a história da cidade.

“Gosto muito de desenvolver aplicações interativas e, ao visitar o museu, pensei em tornar a visita interativa e divertida. Pesquisei sobre QR Codes e vi que um aplicativo deste no museu tornaria a experiência mais imersiva e educativa”.

O site do projeto “Museu Digital” (www.votuporanga.sp.gov.br/museu) é um complemento ao aplicativo e possui informações do acervo mais detalhadas, além de um espaço para as crianças, com jogos e história em quadrinhos. O objetivo do site é ser um acervo digital para estudantes e interessados pela história do Município.

O “Museu Digital” é um dos projetos realizados com o apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), e a Prefeitura de Votuporanga (Secretaria da Cultura e Turismo), por meio do Edital n° 01/2019, do ProAC Município Votuporanga.

QR Code

QR Code (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (smartphone) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página