Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, aparece em vídeo pela primeira vez em 5 anos 

“Califa” do grupo terrorista Estado Islâmico aparece sentado falando com outras pessoas. Data das imagens é desconhecida.

Nesta segunda-feira (29), o líder do grupo EI (Estado Islâmico), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em cinco anos em um vídeo de propaganda transmitido pela organização terrorista. A data em que o vídeo foi feito não é conhecida, mas Abu Bakr al-Baghdadi, líder do “califado” jihadista autoproclamado em 2014, declara que “a batalha por Baghuz acabou”, em referência a uma ação do grupo ultrarradical no leste da Síria, em que eles caíram em 23 de março de 2019. 

A última aparição dele em vídeo foi num sermão em que proclamava o califado numa mesquita em Mossul, no Iraque, cinco anos atrás, quando seu grupo estava em ascensão. 

“Há um sério perigo não apenas pelo fato de que Baghdadi, o chamado califa do EI, ainda está vivo – mas também porque ele é capaz de ressurgir para seus seguidores e reafirmar sua mensagem de ‘nós contra o mundo’ depois de todo o progresso feito contra o grupo”, avalia Rita Katz, diretora do SITE Intel Group, organização que monitora a atuação de grupos extremistas na internet. 

FOTO: Reprodução | AFP/Al-Furqan 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password