4 benefícios que o chá oferece para o corpo

O hábito de tomar chá é considerado um dos mais antigos do mundo, tendo registros do oriente até o ocidente em diversas fases. Além disso, variados relatos e estudos demonstram a importância do chá

 

Muitas civilizações, de diferentes lugares do mundo, tem essa bebida como benéfica. Afinal, em certas condições, essa bebida pode ser usada para o tratamento de variados sintomas e doenças.

 

Assim, o chá pode contribuir para diversos aspectos, como a limpeza dos dentes em quem possui aparelho dental invisivel, acalmar a mente agitada e contribuir para um sono melhor.

 

No presente artigo abordaremos os benefícios que o chá pode trazer ao corpo, além de alguns tipos de chás que podem ser consumidos sem medo e que ainda permite uma melhor qualidade de vida.

 A importância do chá

A história da humanidade não pode ser contada sem passarmos pela famigerada história da alimentação e da bebida. Uma das bebidas que acompanham a humanidade e se destacam nesse sentido (e até hoje) são os chamados chás e infusões.

 

Há registros de que a história do chá começa no Oriente, na China, há cerca de dois mil anos antes de Cristo e, ao que tudo indica, começou de forma acidental.

 

Apesar disso, assim como um tratamento dentário que faz sucesso entre as pessoas e diversas tecnologias que são implementadas no cotidiano (como o caso do aparelho invisivel ou mesmo o uso dos celulares), o chá se espalhou pelo mundo por conta de suas características e benefícios.

 

São muitas as vantagens do consumo do chá para a manutenção da saúde do corpo humano, entre as quais podemos citar:

 

  • Melhora na concentração;
  • Diminuição do desenvolvimento de doenças;
  • Melhora do metabolismo;
  • Controle da insônia.

 

Existem duas nomenclaturas para essas bebidas, sendo o chá e a infusão. 

 

De maneira geral, o chá é uma infusão de uma planta chinesa conhecida pelo nome científico Camellia sinensis, podendo obter chá branco, verde, preto e vermelho.

 

Já a infusão, quando feita com ervas, especiarias e até mesmo flores e frutas são conhecidas por infusões. Independentemente do chá ou da infusão, estas podem ser consumidas tanto frias como quentes, oferecendo variados benefícios para o corpo.

 

No tópico abaixo falaremos sobre alguns tipos de chá e quais os benefícios que podem ser sentidos no corpo, como do fortalecimento das estruturas corporais como os dentes.

 

Contudo, cabe dizer que mesmo sendo um alimento benéfico, alguns cuidados podem ser necessários, como nos tratamentos estéticos com a lente de contato dental

 

Isso porque alguns ingredientes podem apresentar alta pigmentação, demandando atenção para não prejudicar a película colocada sobre os dentes, ou mesmo o esmalte dental, mas se houver interesse pode ser pesquisado quanto custa lente de contato dental

Tipos de chás e seus benefícios

Existem variados tipos de chás disponíveis no mercado, tanto os naturais como aqueles que passam por algum procedimento industrial, conhecidos como os famosos sachês. 

 

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de chás que são comumente consumidos.

  1. O chá de camomila

Quem sofre com insônia constante pode contar com os benefícios do chá de camomila. Essa planta traz em sua composição uma substância de efeito calmante e que contribui para acalmar a mente e o corpo, facilitando a hora do sono.

 

Também é indicado para aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e acalmar. 

 

A infusão de camomila auxilia no cuidado de problemas estomacais como a má digestão e tratamento de úlceras no estômago.

 

Suas principais propriedades são: elementos antioxidantes, ação cicatrizante e ação anti-inflamatória. Suas principais substâncias são a Vitamina A, minerais como potássio e cálcio, 

  1. Chá de hibisco

Essa bebida é feita de flores de hibisco e são consumidas por quem precisa diminuir a retenção de líquidos. Isso porque essa bebida tem uma ação diurética, antioxidante e antiinflamatória.

 

A bebida de hibisco se destaca principalmente por atuar na diminuição da pressão arterial e por conta das suas substâncias antioxidantes, inibindo a formação dos radicais livres, o que combate o envelhecimento celular.

  1. Chá Mate

A erva-mate é uma erva nativa do Brasil, Argentina e do Paraguai, sendo consumida em algumas regiões na forma gelada ou quente, podendo ser chamada de tereré e chimarrão – respectivamente.

 

Possui variadas vitaminas, além de cafeína, sais minerais e xantinas que dão o efeito diurético da bebida.

 

O consumo da erva-mate diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, o que garante a prevenção de problemas cardiovasculares. Por possuírem uma ação antioxidante, melhora as funções do fígado e a digestão.

  1. Chá-verde

O chá-verde é uma das variações da Camellia Sinensis. Segundo estudos essa bebida traz benefícios à saúde bucal, principalmente diminuindo as chances de doenças periodontais, pois atua de forma anti-inflamatória.

 

O consumo desse chá com uma boa higienização permite que tanto doenças bucais sejam evitadas como potencializa os resultados do clareamento dental.

 

Portanto, vimos nesse artigo como o chá é um importante aliado para garantir bem-estar e uma boa saúde bucal.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password