Votuporanguense registra personagens da cidade em seu livro fotográfico. 

O intuito é dar voz aos habitantes de segmentos, personalidades e histórias de vida diversos, mas que possuem uma característica em comum: o amor por Votuporanga/SP. 

O projeto fotográfico VOTUPORANGA E SEUS PERSONAGENS: Um Olhar Direcionado aos Filhos das Brisas, de autoria do Fotógrafo e Analista de Sistemas Ravel Gimenes, trata-se de um catálogo fotográfico que tem como foco destacar personagens e histórias de cidadãos comuns da cidade das brisas suaves. A ideia é elencar munícipes que normalmente passam despercebidos durante o cotidiano; contudo, assim como os demais moradores, que também fazem parte do enredo de Votuporanga, contribuindo para o seu desenvolvimento e progresso. 

Objetivos do projeto 

O intuito é dar voz aos habitantes de segmentos, personalidades e histórias de vida diversos, mas que possuem uma característica em comum: o amor por Votuporanga – já que escolheram esta terra para viver e trabalhar. Por meio de cada capítulo, o leitor conhecerá a trajetória de um dos entrevistados, nove ao todo, e compreenderá a relação que estes possuem com a cidade, além de saber em detalhes, suas histórias por meio de textos e imagens captados por Ravel. 

O autor destaca que, entre outras justificativas e benefícios pertinentes ao projeto, o principal é o entendimento da fotografia como arte. Ele faz essa afirmação, pois segundo ele: “Por meio da imagem, é possível conhecer e admirar o município de Votuporanga, se entendermos que seus moradores e trabalhadores também são patrimônio da cidade”. 

Neste sentido, mais um aspecto positivo a acrescentar nesta empreita é a possibilidade de aguçar atuais e futuros estudantes de História, Publicidade, Jornalismo, Artes e afins para refletirem sobre a importância do trabalho fotográfico voltado a informação e a preservação da história dos municípios.  

Por fim, Ravel Gimenes afirma: “Também creio ser positiva a sensibilização da população, mostrando a importância de valorizar a nossa cultura e memória, aflorando o patriotismo e orgulho que possuímos da nossa cidade”. 

Bolsa Cultura 

O catálogo fotográfico “VOTUPORANGA E SEUS PERSONAGENS: Um olhar direcionado aos filhos das Brisas” é um dos projetos realizados com o apoio da Prefeitura do Município de Votuporanga, por meio do Programa Municipal Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural 2018. 

Sobre o autor 

Ravel Gimenes é formado em Análise de Sistemas pela UNIFEV e possui Especialização em Planejamento e Gestão de Educação a Distância pela UFF. Quando criança teve contato com a fotografia analógica, porém, foi com a versão digital que iniciou o trabalho em pesquisa e imagem acerca da história de Votuporanga e do Noroeste Paulista.  

Remanescente da oficina Cultural Fred Navarro de São José do Rio Preto, participou de diversos projetos, exposições e workshops relacionado a fotografia. Destes se destacam o projeto Nikon School de Fotografia, promovido pela Nikon do Brasil e a realização de sua primeira Exposição Fotográfica solo, Votuporanga em Foco: 80 Anos. Ainda é mantenedor do projeto Votuporanga Antiga, cujo objetivo é difundir imagens e pesquisas sobre Votuporanga nas mídias sociais.     

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 + 4 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password