Votuporanga recebe o programa Viagem Literária

No mês da Consciência Negra, formação para professores da rede municipal tratou sobre poesia e cultura negra

A Biblioteca Municipal “Castro Alves”, da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, foi selecionada e sediou mais uma edição da Viagem Literária, na última segunda-feira (9/11), em dois horários, às 14h30 (oficina) e 19h (bate-papo). Em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento de formação foi fechado para 30 professores da rede municipal.

Esta é a 6ª vez que a cidade recebe o programa da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura. O programa é finalista do 62º Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.

Em um ano atípico, marcado por um longo período de confinamento para o combate da pandemia, a 13º Viagem Literária mantém sua missão de levar uma programação cultural de qualidade para as bibliotecas do Estado de São Paulo. O primeiro módulo, “Poesia: Oficinas e bate-papos com escritores”, percorrerá em novembro 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista. A poesia, que está entre as formas literárias mais experimentadas por autores iniciantes e escritores consagrados, será objeto de debates com artistas que encontraram nos versos suas identidades.

Quem ministrou o encontro em Votuporanga foi a poeta e professora, Ryane Leão, que vive em São Paulo. A autora falou sobre poesia, literatura e cultura negra. Seus livros “Tudo nela brilha e queima” e “Jamais peço desculpas por me derramar” já fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal “Castro Alves”.

Ryane publica seus escritos na página “Onde jazz meu coração” e recita seus poemas nos saraus e slams do Brasil. É fundadora da Odara English School for Black Girls, escola de inglês afrocentrada para mulheres negras, que hoje conta com mais de 300 alunas.

Votuporanga também comemora o fato de ter sido a única cidade da região com representatividade no grupo de governança do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), do Governo do Estado, que durante todo este ano discutiu o planejamento para o setor de leitura e bibliotecas em 2021.

 

Viagem Literária

Finalista na categoria Fomento à Leitura do 62º Prêmio Jabuti, o Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura e à valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 e, a cada temporada, circula por dezenas de cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, levando contadores de histórias e escritores para palestras e bate-papos. O programa visa incentivar a produção literária, promover diálogos e dinamizar a programação cultural das bibliotecas públicas municipais.

Desde que o programa começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

O segundo módulo desta edição, “Contação de Histórias: Contos Populares”, que acontece em março de 2021, também percorrerá as 61 cidades contempladas.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página