🌧️⛈️ A cidade de Votuporanga e todas as demais do Estado de São Paulo estão em alerta máximo para tempestades a partir desta quinta-feira (7), em razão da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O fenômeno deve intensificar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diversas regiões paulistas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a combinação de calor, avanço de frente fria e circulação do ciclone cria condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e ventos extremos, além de microexplosões em pontos isolados. As rajadas previstas chamam atenção pela intensidade e podem causar danos significativos, sobretudo em áreas urbanas.
Para Votuporanga e toda a região de Rio Preto, são esperados ventos de até 95 km/h. Já no litoral Norte, Baixada Santista e região Metropolitana de São Paulo, as rajadas podem ultrapassar 115 km/h.
A Defesa Civil alerta que rajadas acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. Em velocidades superiores a 100 km/h, o risco de danos estruturais e acidentes aumenta consideravelmente, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
Segundo os meteorologistas do órgão, as chuvas devem ser fortes e rápidas, com potencial para causar alagamentos pontuais, enxurradas súbitas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de risco previamente mapeadas.
Recomendações à população
A Defesa Civil orienta que os moradores:
- Evitem áreas arborizadas e não estacionem veículos sob árvores;
- Recolham objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evitem áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravessem áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneçam dentro do carro e acionem o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, liguem para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
📸












