Vereadora Sueli Friosi quer prédios públicos municipais com sistema solar fotovoltaico

A vereadora Sueli Friósi (PTB) encaminhou nesta semana, para análise do Poder Executivo, a Indicação N.º 253/202, que trata de anteprojeto de lei sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema solar fotovoltaico nos prédios públicos municipais.

A iniciativa busca que, que após estudos da prefeitura, o texto seja enviado na forma de Projeto de Lei para votação na Câmara Municipal.

Em sua justificativa, Sueli destaca que a iniciativa, se acatada, irá contribuir para a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, e gerará economia para os cofres públicos.

A vereadora aponta que a produção de energia solar, considerada uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo, por ser renovável e inesgotável, corresponde a apenas 1,6% da matriz elétrica brasileira, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia.

No entanto, a previsão é que até 2029, sua participação na matriz brasileira seja quatro vezes maior do que a atual.

“Além do baixo impacto ao meio ambiente, sem emissões de gases estufa, sem resíduos e sem ruídos, a energia solar também contribui para a diversificação da matriz energética nacional, com a diminuição da dependência da energia elétrica vinda de hidro e termelétricas – cujos custos de transmissão e distribuição são bastante elevados e fazem com que a conta de luz, seja nas residências em indústrias e órgãos públicos, tenha grande peso nas despesas mensais”, argumenta.

Sueli Friósi também ressalta que a Câmara Municipal foi pioneira neste aspecto, já possuindo um excelente sistema de energia fotovoltaica que é exemplo para prédios públicos de nossa região, pois, gera uma economia significativa, sem contar que auxilia o Município na pontuação do Programa Verde Azul do Governo Estadual.

“Nesse sentido, esperamos que o Poder Executivo possa analisar a presente proposta que sem dúvida será um grande marco da sustentabilidade em nosso Município, contribuindo para a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações e gerando economia para os cofres públicos”, conclui a parlamentar.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password