dom, 11 de maio de 2025

Universidade Brasil celebra 25 anos do curso de Medicina Veterinária

O campus de Fernandópolis, interior de São Paulo, conta com mais de 800 profissionais formados e mais de 26 mil atendimentos realizados no Hospital Veterinário entre 2019 e 2024.

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil (UB), campus de Fernandópolis, comemora 25 anos de trajetória, marcados por inovação, excelência acadêmica e compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados.
 

Ao longo desses 25 anos, o curso formou 883 profissionais e conta com conquistas importantes, como a implantação, em agosto dos anos 2000, do Hospital Veterinário, que possui uma infraestrutura com diversos setores especializados e já realizou mais de 26 mil atendimentos entre 2019 e 2024, proporcionando aos alunos uma vivência prática completa e atualizada, além de beneficiar a população da cidade e regiões próximas.
 

Por meio do curso, a instituição, que segue comprometida com a excelência acadêmica há mais de cinco décadas, também fortaleceu a parceria e a aproximação com a prefeitura de Fernandópolis com o desenvolvimento de diversos projetos, como as campanhas para castração de cães e gatos. Por meio da iniciativa, são realizados, em média, 40 procedimentos por mês e cerca de 480 atendimentos por ano, apoiando o controle populacional de animais, prevenindo o abandono e promovendo a saúde pública.
 

Outro destaque é o projeto de diagnóstico de esporotricose, uma zoonose de grande relevância e incidência na região, que tem permitido intervenções precoces e mais eficazes nos casos identificados. O relacionamento com empresas e laboratórios comerciais também tem oferecido aos estudantes oportunidades de contato com novas tecnologias, insumos, pesquisa e práticas profissionais.
 

A criação de grupos de estudo, como o Grupo de Estudo de Grandes Animais (GEGRAN), o Grupo de Estudo de Pequenos Animais (GEPA) e o Grupo de Estudo de Animais Silvestres (GEAS) consolida a UB como um ambiente fértil para o aprendizado e o crescimento acadêmico, incentivando a pesquisa e demonstrando o compromisso do curso com o aprofundamento técnico e a produção de conhecimento.
 

“Temos muito orgulho da nossa contribuição para a Medicina Veterinária apoiando a formação de profissionais qualificados e que fazem a diferença no mercado de trabalho, além das iniciativas sociais que trazem desenvolvimento e qualidade de vida para a região, como a vacinação de animais, atuando na prevenção e controle de doenças”, afirma Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil.

Inovação e ampliação da infraestrutura

Entre as inovações em destaque, o setor de animais silvestres do Hospital Veterinário vem se consolidando como uma importante frente de atuação.Entre janeiro e abril de 2025, foram recebidos 43 animais para atendimento, o que reforça a expectativa de que o serviço se torne, em breve, um centro de referência regional em reabilitação e atendimento da fauna silvestre.
 

A reativação do Centro Zootécnico faz parte dos avanços e passa a contar com uma infraestrutura completa para as áreas de avicultura (com duas granjas), suinocultura, piscicultura e ovinocultura. No segundo semestre de 2025 deve ser inaugurado o setor de bovinocultura de corte, contando com um novo confinamento com capacidade para até 250 bovinos.
 

Além de atender as demandas do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal, é um diferencial para os estudantes da graduação em Medicina Veterinária, proporcionando um ambiente moderno e estruturado para aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas, estágios supervisionados e atividades de extensão.

Compartilhe!