Unidade de Diálise: referência para 17 cidades 

São mais de 200 pacientes em Hemodiálise e 23 em Diálise Peritoneal; serviço completa 29 anos.  

No aniversário de Votuporanga, comemorado nesta quinta-feira (8), o serviço de diálise da Santa Casa de Votuporanga celebra 29 anos. Ao longo desta trajetória tão desafiante, a Unidade se desenvolveu e tornou-se referência em terapia renal substitutiva para 17 municípios, levando qualidade de vida para milhares de pacientes. 

O setor iniciou suas atividades no dia oito de agosto de 1990. A responsável técnica, Dra. Aparecida Paula Gondin Visoná, supervisionava o atendimento de 13 pacientes, em apenas três máquinas de hemodiálise. 

Atualmente, são 223 pessoas em tratamento de Hemodiálise (realizada três vezes na semana no Hospital) e 22 em Diálise Peritoneal (feita diariamente na casa do paciente). São assistidas as cidades Valentim Gentil; Magda; Floreal; Monções; Sebastianópolis do Sul; Nhandeara; Riolândia; Cardoso; Américo de Campos; Álvares Florence; Cosmorama; Votuporanga; Parisi; Macaubal; General Salgado; Gastão Vidigal e Pontes Gestal. 

Para atender a demanda, é claro que as três máquinas de 1990 se multiplicaram. São mais de 30 equipamentos de última geração. O setor dispõe de salas para realização de tratamento dialítico nas modalidades de hemodiálise, diálise peritoneal automatizada, diálise peritoneal intermitente, atendimento ambulatorial e internações. 

Os assistidos recebem atendimento médico, suporte assistencial, além de orientação nutricional e acompanhamento psicológico. O setor conta com equipe multidisciplinar especializada que é composta por nefrologistas, enfermagem, psicóloga, assistente administrativa, recepcionistas, nutrição e higiene/conservação. Dra. Aparecida Paula G. Visoná, Dra. Neide Oyama Tocio, Dra. Regina Silvia Chaves de Lima, Dr. Arthur Eduardo R. Sanches e Dra. Natalia Acquaroni Gondin são os profissionais médicos. “Contamos com profissionais extremamente dedicados, que passam por treinamentos constante, sem deixar de lado o cuidado com pacientes e familiares”, disse a Dra. Aparecida Paula. 

Em seu trabalho, eles recebem apoio das demais especialidades como Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Urologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pronto Atendimento, Hemodinâmica, entre outros. 

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, parabenizou a equipe. “É a nossa referência. O acolhimento é diferenciado, pensando nos pacientes inclusive de outras cidades e que ficam tempo maior na Instituição”, disse. 

Ele destacou a parceria com Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga (Aprevo). “São voluntários abnegados, que estão a todo tempo nos auxiliando. Desenvolvem um trabalho fantástico junto aos nossos assistidos, realizando confraternizações, atividades para proporcionar maior qualidade de vida”, complementou. 

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezenove − doze =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password