Unidade de Coleta de Sangue têm vagas para doações deste sábado

Neste sábado, das 8h às 11h, os voluntários interessados poderão comparecer até a Unidade para realizar a doação; em 2019 o serviço captou 1.965 bolsas de sangue.

Todo primeiro sábado do mês é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga. Diferentemente disso, em janeiro, a abertura da Unidade será neste sábado (11/1) devido aos festejos de final e início de ano. Para esta data, restam 31 vagas para os voluntários interessados em doar sangue.

Neste período de férias, a Unidade de Coleta sofre com a baixa procura de doadores.  E as doações devem ser constantes para que seja mantido o número de bolsas de sangue necessário para atender a demanda dos hospitais.

A Unidade estará aberta neste sábado, das 8h às 11h, para os doadores. Como ainda há vagas a serem preenchidas, não será necessário agendamento. O interessado, portanto, deve comparecer diretamente no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone (17) 3423-2986.

As coletas também ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h.  Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Mais informações e agendamentos devem ser feitos das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, na própria Unidade.

A Unidade de Coleta de Sangue da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga compõe os serviços do Hemonúcleo de Ribeirão Preto através do Contrato de Gestão do Município com a Santa Casa.

Balanço

A Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga captou em 2019, 1.965 bolsas de sangue e 209 cadastros de medula foram inseridos ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Naquele período, 2.466 pessoas estiveram no local interessadas em doar sangue.

Lembrando que o interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

Doações

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro.

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;  quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password