Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga realiza atendimento para doação de sangue e cadastro de medula óssea

Doação é muito importante para manutenção do estoque de bolsas de sangue; para ser doador de medula é preciso ter entre 18 e 35 anos

A Unidade de Coleta de Sangue “Dr. Elcio Sanchez Estevez” de Votuporanga informa que segue com atendimento presencial para a realização do cadastramento de doação de medula óssea e também para receber doadores de todos os tipos sanguíneos pois, devido ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, houve uma grande redução no número de doadores e por isso é essencial que se mantenha uma regularidade na doação e, consequentemente, um armazenamento suficiente no estoque de bolsas de sangue.

Os dias e horários de atendimento, tanto para o serviço de coleta de sangue quanto para cadastramento de medula são às terças-feiras, das 15h às 18h; às quintas, das 8h às 11h; e, todo primeiro sábado de cada mês, mas sob agendamento prévio, exceto quando for feriado. Todos os profissionais já foram vacinados contra a Covid-19 e o local também segue todas as normas de segurança, por meio da intensificação das medidas de higienização, além da disponibilização do álcool em gel 70% e utilização de máscaras faciais.

Cadastro para doação de medula óssea
Interessados em fazer o cadastro para doação de medula, precisam ter entre 18 e 35 anos, estar com boa saúde e não possuir histórico de doenças infecciosas, câncer ou deficiências no sistema imunológico, como HIV, diabetes tipo 1 e lúpus.

Doação de sangue
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos e pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.

Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente e, no período da tarde, aguardar três horas após o almoço. Caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio.

Durante o período de um ano, homens e mulheres possuem intervalos diferentes para doação pois, doadores do sexo masculino podem realizar até quatro vezes com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação e, as mulheres, podem doar até três vezes com o período de três meses entre uma doação e outra.

Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes.

Covid-19
Para quem já foi infectado pelo novo Coronavírus é importante obedecer a algumas especificidades, variando de acordo com o medicamento tomado e o prazo.
– Casos positivos que fizeram tratamento com Azitromicina podem doar sangue 15 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Hidroxicloroquina podem doar 60 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Ivermectina podem doar sete dias após ingerir o último comprimido.
É importante lembrar que, mesmo diante destes protocolos, os casos são analisados individualmente no momento da triagem, podendo haver alterações na conduta.

Pessoas que tiveram contato com casos positivos podem doar 15 dias após o final da quarentena estipulada na alta pelo médico.
A nova sede da Unidade de Coleta de Sangue, está em novo endereço, na Avenida da Saudade, nº 2.603, bairro Cidade Nova e o telefone é o (17) 3423-2986 ou Whatsapp (17) 98116-7145, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password