Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga convida a população a doar nesta quinta-feira

Doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas

A Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga convida a população a doar sangue nesta quinta-feira (22/4), das 8h às 11h. Em função do isolamento social causado pela pandemia, a Unidade vem registrando baixos índices de doações. Importante destacar que a doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas, como por exemplo, cirurgias de grande porte e transfusão para pacientes com doenças crônicas.

Para doar, é necessário comparecer diretamente na Unidade, portando documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. A Unidade de Coleta de Sangue está anexa ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Mais informações pelo (17) 3423-2986 ou (17) 98116-7145.

A Unidade segue em funcionamento mesmo durante a pandemia e adotando todas as normas de segurança para a coleta. As medidas de higienização foram intensificadas, além da disponibilização do álcool em gel em vários pontos do local e a utilização de máscaras faciais por parte dos funcionários e também dos doadores.
Além das quintas-feiras, das 8h às 11h, os interessados também podem doar às terças-feiras, das 15h às 18h, e todo primeiro sábado do mês, exceto feriados, das 8h às 11h, mediante agendamento prévio.

Doações
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 55kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.

Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.

O período de doação varia para homens, que podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, três vezes e, em ambos os casos, com intervalo de três meses.
Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes.

Dispensa
De acordo com a LEI Nº 1.075, de 27 de março de 1950, voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página