Tarcísio anuncia Coronel Helena para comandar a Secretaria de Esportes de SP

Helena foi a primeira mulher a comandar Casa Militar no Estado e é o segundo nome de Rio Preto no primeiro escalão

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta quarta-feira, 21, que a rio-pretense Coronel Helena Reis (Republicanos) irá comandar a Secretaria de Esportes do Estado São Paulo a partir de 1º de janeiro. Ele confirmou, no total, os 23 nomes que irão compor seu primeiro escalão.

Oficial da reserva da PM, Helena é o segundo nome de Rio Preto escalado para o secretariado de Tarcísio, que vai substituir Rodrigo Garcia (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes. O governador eleito já havia anunciado o médico Eleuses Paiva (PSD), ex-vice-prefeito de Rio Preto, como titular da Saúde.

O comunicado de Tarcísio informou que serão 23 secretarias, incluindo as pastas criadas, como a Secretaria de Políticas para Mulheres, que será ocupada por Sonaira Fernandes, vereadora em São Paulo, que também está nos quadros do Republicanos e que já foi assessora do deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL).

O nome para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação será definido nos próximos dias, segundo o comunicado da assessoria de Tarcísio. Guilherme Afif Domingos, coordenador da equipe de transição, será secretário especial de Projetos Estratégicos.

Já a secretaria de Governo e Relações Institucionais será ocupada por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

Helena é a primeira suplente do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo e havia uma grande pressão para que o governador eleito puxasse um dos deputados estaduais do partido para que ela assumisse uma cadeira na Casa. A indicação da coronel como titular da pasta de Esportes coloca agora como primeiro suplente da legenda, de olho em uma cadeira na Assembleia Legislativa, o agente da Polícia Federal Danilo Campetti.

Havia uma expectativa de que a coronel fosse indicada para a Assistência Social. A pasta, porém, ficará a cargo de Gilberto Nascimento Junior (PSC), também vereador na capital paulista.

Apesar das declarações favoráveis de Rodrigo Garcia a Tarcísio de Freitas no segundo turno da corrida e ainda o apoio “incondicional” do tucano ao presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno, o PSDB ficou sem nomes no primeiro escalação assim como o União Brasil, O partido lançou o deputado federal da região Geninho Zuliani como candidato a vice de Rodrigo Garcia.

A coronel não atendeu o celular para falar sobre a indicação à pasta de Esportes nem respondeu mensagem até o fechamento desta edição. A Secretaria de Esportes tem orçamento previsto para 2023 de R$ 315,5 milhões.

Para o presidente municipal do Republicanos, Diego Polachini, a escolha representa força local. “Rio Preto terá dois secretários estaduais, o que demonstra a importância da cidade e o respeito que o governador eleito Tarcísio de Freitas tem por ela. Quanto ao partido, é mais uma demonstração de que a Helena é um quadro importante para nós e seguimos com o plano inicial”, afirmou Polachini.

No comunicado divulgado pela assessoria de Tarcísio, o governador eleito afirma ter cumprido seu “compromisso”. “ “Com o anúncio do secretariado, cumpro meu compromisso de ter uma equipe técnica e focada em resultado. O que a gente viu nessa transição é que temos um Estado repleto de oportunidades que podem ser melhor exploradas, que podem trazer mais eficiência”, afirmou ele.

Quem é

A Coronel Helena ingressou na Academia do Barro Branco em 1989. Após os quatro anos iniciais de formação, atuou até 1994 na região central da capital paulista. Ocupou postos de destaque em Catanduva e Rio Preto, quando foi promovida a coronel. Em 2016 assumiu o comandando do Policiamento do Interior 5, da região de Rio Preto. Foi secretária-chefe da Casa Militar e responsável pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em 2017.

Em 2020, disputou a Prefeitura de Rio Preto, ficando em segundo lugar, atrás de Edinho Araújo (MDB), com 27,16% dos votos válidos. Na campanha deste ano, ela teve 53.482 votos na disputa a deputada estadual.

Polêmica

O ex-secretário nacional de Justiça Vicente Santini também está entre os nomeados. Ele vai comandar o escritório de Representação do Estado em Brasília. Santini ganhou destaque nos noticiários em 2020, quando foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter utilizado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir à Europa e à Ásia. Amigo de Eduardo Bolsonaro, ele estava como interino do então ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, quando recorreu à FAB para fazer a viagem. Apesar da repercussão, ele retornou ao Planalto. Questionado sobre a polêmica, Tarcísio minimizou e disse que “ninguém pode ser condenado eternamente por algum equívoco”. “Ele cometeu uma falha, pagou por ela”, afirmou.

Secretariado de Tarcísio de Freitas

Secretaria de Esportes – Helena Reis

Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva

Secretaria de Educação – Renato Feder

Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab

Casa Civil – Arthur Lima

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende

Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite

Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger

Secretaria de Comunicação – Lais Vita

Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima

Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz

Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini

Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade

Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena

Secretaria de Políticas para as Mulheres – Sonaira Fernandes

Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto

Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco

Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton

Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira

Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – A ser anunciado nos próximos dias

Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos

Chefe do escritório de representação em Brasília – José Vicente Santini

Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil (compõe a Secretaria de Segurança Pública) – Henguel Pereira

Superintendência do DER (compõe a Secretaria de Meio Ambiente, Transportes e Logística) – Sérgio Henrique Codelo Nascimento

Procuradoria Geral do Estado – Inês dos Santos Coimbra

Instituto Butantan – Esper Kallás

Vinícius Marques e Maria Elena Covre – diarioweb.com.br

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password