Semana da Música: programação contou com grande público durante seis dias de evento

Prefeitura programou nove apresentações em diversos locais da cidade.

Realizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, a 19ª Semana da Música encerrou-se no último domingo (24/11), com grande adesão do público nas nove apresentações dos mais diversos gêneros musicais, em seis dias de programação. O evento comemorou o Dia do Músico e da Música, no dia 22, e também da padroeira Santa Cecília.

A programação contou com apresentações de grupos e artistas locais, em diversos pontos da cidade, como no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, na Praça São Bento e no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura.

A abertura do evento foi com os grupos “Comunicanto Coral”, sob a regência de Douglas Gualberto, e “Comunicanto Kids”, com a regência de Rebeca Salloum. O repertório de músicas gospel foi executado por um madrigal e um coral infantil.

Os 120 alunos da Escola Municipal de Artes “João Cornachione” se apresentaram sob a regência dos professores Alex Massuia, Daniel Rodrigues, Mariane Lagoin e Túlio Godas, com coordenação do diretor Mazinho Sartori.

O Coral Canto Livre, com 65 coralistas, apresentou o espetáculo “Daqui só se leva o amor”, sob a regência de Márcio Zarsi, no Centro de Convenções; e na Praça São Bento a Banda Zequinha de Abreu, com 36 integrantes, executou um repertório que incluiu Roberto Carlos, Grupo Abba, Raul Seixas, Queen, dentre outros, na quinta-feira (21/11).

Na sexta-feira (22/11), a Orquestra do Projeto Sinfônico II da Escola Municipal de Artes “João Cornachione” apresentou obras do repertório erudito, clássicos populares e trilhas de cinema sob a regência de Alex Massuia, Mariane Lagoin e Mazinho Sartori, no Centro de Convenções.

O sábado contou com três grupos: o Coral de Violas “A Voz do Sertão”, do Centro de Folclore e Cultura, sob a regência do Mestre Dorival Batista, com repertório de clássicos raiz, com músicas de Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, dentre outros. Já a escola Musicale fez sua audição, com apresentações individuais e coletivas de 40 alunos. O repertório passou pelo clássico até o popular, com músicas nacionais e internacionais. Um coral apresentou a sinfonia Cantata número 156, do músico alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), com letra em português de Caetano Veloso.

O encerramento do dia foi feito pela Companhia de Reis “Garça Branca”, do Mestre Eraclides Pimenta e 12 integrantes, na Concha Acústica, por meio do projeto ProAc Município, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

No domingo (24/11) o encerramento foi por conta da Camerata Villa-Lobos, com 14 integrantes, que realizou o 1º Concerto no Centro de Convenções.

A Secretaria da Cultura e Turismo já se prepara para a 20ª edição em 2020. Para a Secretária Silvia Stipp, “a Semana da Música é sempre uma grande oportunidade de Votuporanga demonstrar a sua diversidade musical, com repertório de música clássica, popular, erudita, raiz, representando a pluralidade da expressão artística local. A programação é construída de forma colaborativa, onde grupos, formações e escolas se apresentam em vários espaços. Nesta edição, testemunhamos inclusive a estreia da Camerata Villa-Lobos e ficamos muito felizes por perceber que o grupo foi gestado na Escola Municipal de Artes “João Cornachione”, inclusive com a regência do Maestro Mazinho Sartori, também diretor da Escola”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

oito + quinze =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password