Secretaria da Saúde de Votuporanga leva vacina aos bairros em ação inédita nesta quarta-feira

Atualmente, Votuporanga conta com 14 mil faltosos, sendo 8 mil que não voltaram para tomar a segunda dose e 6 mil da terceira

 

Nesta quarta-feira (24/11), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga realizará uma ação inédita para diminuir o índice de faltosos da segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19. Uma van percorrerá bairros da região Sul da cidade, como Palmeiras I e II, Estação e Matarazzo, das 17h30 às 20h para levar a vacina até quem ainda não foi imunizado. O posto de vacina do Assary também ficará de plantão até às 20h para vacinar a população.

Atualmente, Votuporanga conta com 14 mil faltosos, sendo 8 mil que não voltaram para tomar a segunda dose e 6 mil da terceira. “Tivemos redução nos intervalos das doses da Pfizer e Astrazeneca e acreditamos que algumas pessoas não se atentaram a isso. Também ampliamos a terceira dose para toda a população adulta que tenha tomado a segunda dose há cinco meses. Por isso, estamos ampliando nossas ações para atingir a todos”, explicou a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

Quem pode receber a vacina?
Podem se vacinar com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente; com a segunda dose, todos que estão no prazo. Lembrando que o intervalo entre as duas doses das vacinas Pfizer e Astrazeneca reduziu, conforme anunciado pela Secretaria da Saúde. Desta forma, quem tomou a primeira dose da Astrazeneca há oito semanas (56 dias) já pode voltar para completar o esquema de imunização; e quem tomou a vacina da Pfizer há 21 dias também já pode concluir com a segunda dose, com exceção para os adolescentes, que devem continuar seguindo o prazo de oito semanas.

A terceira dose também já está disponível para todos os adultos, idosos e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose há, pelo menos, cinco meses; além de pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.

Pessoas que irão viajar ao exterior também podem antecipar a segunda dose ou tomar a terceira dose desde que comprovem no ato da vacinação o agendamento da referida viagem, com apresentação da emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário.

Desta forma, quem tomou as duas doses da Coronavac e vai viajar para o exterior pode receber a terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose deve ser de 28 dias.

Para aqueles que irão viajar e que não concluíram o esquema com as duas doses, podem tomar a segunda dose com prazo antecipado que varia de acordo com a marca do imunizante. Sendo assim, quem tomou Pfizer, pode receber a segunda dose com 21 dias em qualquer faixa etária, inclusive adolescentes. E quem tomou Astrazeneca pode antecipar a segunda dose com 28 dias, mesmo prazo mantido entre as duas doses da Coronavac.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página