SanSaúde inova com projeto de cuidados com terceira idade

Iniciativa irá acompanhar usuários com 59 anos ou mais com orientações sobre uso de medicações, cuidados alimentares e de vida saudável, entre outros:

Em meio a uma rotina cada vez mais corrida, cuidar da saúde nem sempre é prioridade. A maioria das pessoas ainda deixa para procurar tratamento médico apenas quando o sintoma da doença já se manifestou. E o impacto dessa decisão interfere diretamente em sua recuperação.

Já dizia o ditado popular: prevenir é melhor do que remediar. O SanSaúde concorda com essa afirmação e, por isso, implantou um projeto que tem tudo a ver com Medicina Preventiva.

Os usuários com 59 anos ou mais de idade serão acompanhados pela equipe de Saúde da Família. O principal foco neste início será na prevenção e no cuidado das doenças cardiovasculares (as que mais matam no mundo) e, por isso, hipertensos e diabéticos terão uma atenção ainda mais especial.

A gestora do SanSaúde, Luana Romano, ressaltou que o convênio está seguindo a tendência de outras grandes operadoras do país e orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar, por um direcionamento maior à prevenção e promoção da saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Medicina de Família e Comunidade.  “Trata-se de um projeto moderno onde a vida do indivíduo é vista de maneira global e equânime. Estudos têm demonstrado que sistemas baseados na APS dão melhores resultados aos usuários com menor custo. Usualmente, profissionais que trabalham com o cuidado centrado nas pessoas também têm mais satisfação, de modo que é uma iniciativa em que todos, usuários, trabalhadores e operadora ganham em qualidade”, enfatizou.

O Médico de Família e Comunidade, Dr. Ernesto Hoffmann, explicou o objetivo. “O projeto visa “quebrar com a lógica” de utilizar o plano de saúde somente quando se está doente. A ideia é poder realizar consultas ou avaliações preventivas com uma certa periodicidade para evitar que problemas de maior gravidade venham a surgir. Queremos que o paciente não fique sozinho cuidando de si mesmo, passando a ter uma equipe que lhe ajudará”, ressaltou.

Todos os usuários do SanSaúde com 59 anos ou mais estão convidados a participar. “Estamos entrando em contato com todos para conhecer o projeto. Também aplicamos um questionário com o objetivo de conhecer melhor o paciente e seus problemas de saúde a fim de ofertar um cuidado mais direcionado”, afirmou.

Como funciona
Os participantes terão um espaço especial reservado nas agendas do médico e da enfermeira do projeto. “Quando vêm consultar, fazemos uma avaliação clínica e de exames de rotina e, a partir disso, dividimos os pacientes em três grupos por ordem de prioridade. Aqueles que necessitarem de maior cuidado serão chamados para reavaliações a cada quatro meses; outros de seis em seis meses; e com menor necessidade anualmente. Mas, nada impede de, antes deste período, estes pacientes voltarem para consultas caso estejam doentes ou sentindo algo”, ressaltou.

A importância da iniciativa é orientar os clientes da ideia de que é muito melhor utilizar o plano preventivamente do que para tratamento ou reabilitação. “Os participantes farão uma avaliação periódica e, assim, receberão orientações do médico e enfermeiro sobre o uso das medicações, cuidados alimentares e de vida saudável, e outros profissionais, de forma multidisciplinar podem ser envolvidos. Por exemplo, quando necessário, poderão ser encaminhados a algum médico especialista, de nutrição ou de psicologia, e retornar depois para os cuidados ao longo do tempo com a equipe de saúde da família”, finalizou.

O provedor da Santa Casa, que administra o plano, Luiz Fernando Góes Liévana, elogia a iniciativa. “Nosso principal objetivo com este projeto é priorizar a prevenção, desta forma, melhorando a qualidade de vida dos usuários da nossa operadora de saúde. Parabéns aos envolvidos”, disse.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página