SanSaúde: cuidados com pés diabéticos

Pacientes são submetidos a teste de sensibilidade e orientações; ação faz parte de iniciativa voltada para terceira idade

Mais do que tratar o paciente, o SanSaúde tem como objetivo manter a saúde de seus beneficiários. Prevenir, para o plano, não apenas as patologias em pessoas saudáveis, como também retardar o desenvolvimento de enfermidades já instaladas e minimizar suas complicações.

Desde o ano passado, o SanSaúde implementou um projeto que tem tudo a ver com Medicina Preventiva. Os usuários com 59 anos ou mais de idade são acompanhados pela equipe de Saúde da Família. O principal foco neste início está na prevenção e no cuidado das doenças cardiovasculares (as que mais matam no mundo) e, por isso, hipertensos e diabéticos possuem uma atenção ainda mais especial.

Neste momento, a iniciativa contempla acolhimento do teste de sensibilidade nos pés diabéticos. Você sabia que estes pacientes precisam dar atenção especial aos seus pés? Pequenas feridas podem evoluir e, se não tratadas adequadamente, podem levar à necessidade da amputação do membro.

As enfermeiras da operadora, Sandra Baracat e Luana Prates, fazem o rastreamento qualificado dos usuários com diabetes do tipo 1 e 2. “Iniciamos com consultas de enfermagem, agendamento e realização do teste. Em casos de alteração, encaminhamos atendimento para o médico de Família e Comunidade, Dr. Ernesto Hoffmann”, contou Luana.

Dr. Ernesto ressaltou que o paciente portador de Diabetes é mais vulnerável ao surgimento de feridas por ter menos sensibilidade no local, o que contribui para que traumas e cortes não sejam notados imediatamente. “O tratamento inadequado da ferida, a falta de controle da glicemia, aliados à diminuição da irrigação sanguínea do local e a predisposição a infecções – comuns nos diabéticos – contribuem para que o quadro se agrave levando muitas vezes à amputação”, disse.

O acompanhamento deste público visa: fortalecimento de vínculo profissional e beneficiários; promoção de qualidade de vida; diminuição e prevenção de complicações de lesões; redução de internações, etc.

Sobre o projeto

Os participantes têm um espaço especial reservado nas agendas do médico e da enfermeira do projeto. “Quando vêm consultar, fazemos uma avaliação clínica e de exames de rotina e, a partir disso, dividimos os pacientes em três grupos por ordem de prioridade. Aqueles que necessitam de maior cuidado são chamados para reavaliações a cada quatro meses; outros de seis em seis meses; e com menor necessidade anualmente. Mas, nada impede de, antes deste período, estes pacientes voltem para consultas caso estejam doentes ou sentindo algo”, ressaltou Dr. Ernesto.

Eles fazem uma avaliação periódica e, assim, recebem orientações do médico e enfermeiro sobre o uso das medicações, cuidados alimentares e de vida saudável, e outros profissionais, de forma multidisciplinar podem ser envolvidos. Quando necessário, podem ser encaminhados a algum médico especialista, de nutrição ou de psicologia.

A gestora do SanSaúde, Luana Romano, ressaltou que a iniciativa visa à prevenção e promoção da saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Medicina de Família e Comunidade.  “Trata-se de um projeto moderno onde a vida do indivíduo é vista de maneira global e equânime. Estudos têm demonstrado que sistemas baseados na APS dão melhores resultados aos usuários com menor custo. Usualmente, profissionais que trabalham com o cuidado centrado nas pessoas também têm mais satisfação, de modo que é uma iniciativa em que todos, usuários, trabalhadores e operadora ganham em qualidade”, enfatizou.

Como participar

Todos os usuários do SanSaúde com 59 anos ou mais estão convidados a participar. “Entramos em contato com todos para conhecer o projeto. Também aplicamos um questionário com o objetivo de saber mais o paciente e seus problemas de saúde a fim de ofertar um cuidado mais direcionado. Aqueles que quiserem aderir, podem entrar em contato conosco pelo telefone 3426-3000”, afirmou Luana.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página